Em dados atualizados pela Defesa Civil, chega a 364 o número de municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas, onde mais de 870 mil pessoas foram afetadas. Em resposta a uma das maiores crises do Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa está mobilizado, recebendo doações, fazendo triagem e carregando caminhões que seguem para os centros de distribuição em prol do estado gaúcho.
Para isso, o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa está em busca de voluntários que possam ajudar na separação e organização das doações. Em entrevista ao Portal BNT, o Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto conta que ontem (07) tiveram cerca de 200 voluntários trabalhando em cada turno, das 07h às 23h.
“Hoje (08) está se repetindo, o pessoal tem atendido muito, além das doações, também, com o trabalho voluntariado”, conta o Tenente-Coronel. O Corpo de Bombeiros arrecadou 75 mil litros de água nesta terça-feira, quase 20 toneladas de alimentos, como também colchões, colchonetes, cobertores, produtos de higiene e limpeza.
Os caminhões carregados partem para o centro de distribuição da Defesa Civil do Governo do Paraná, onde são direcionados para o Rio Grande do Sul. Vale ressaltar, como informado pelo Tenente-Coronel Lorenzetto, roupas e calçados não estão sendo aceitos no momento pelo Corpo de Bombeiros.
As doações seguem sendo arrecadas no 2º GB em Ponta Grossa, na Rua Eng. Schamber, 43 – Centro, e nos demais quarteis dos municípios da região.
Confira a entrevista completa direto da sede do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa com o repórter Igor Rugilo e imagens de Gabriel Ryden: