Destaque

Correios iniciam entrega dos boletos do IPTU 2023

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, está iniciando a entrega dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício 2023. Com os boletos, o contribuinte tem a possibilidade de pagar o imposto de duas formas: em cota única ou a primeira parcela do tributo, ambas com vencimento no dia 31 de março. O boleto pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas, sendo via PIX pago em qualquer banco.

O contribuinte também tem a opção de efetuar o pagamento do tributo por meio de um QR Code, que acompanha a correspondência, e direciona o usuário para o Portal do Cidadão da Prefeitura, em que poderá ser pago ou impressa a parcela vigente.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o munícipe que estiver com o tributo de anos anteriores em dia e optar pelo pagamento à vista, terá desconto de 15% no valor do Imposto. “O parcelamento em até 10 vezes continua para facilitar o pagamento pelo contribuinte. Cada parcela deve ser paga até o dia 20 de cada mês”, explicou o secretário.

Conforme a Secretaria da Fazenda, o IPTU 2023 conta com 180.269 cadastros. A expectativa é de uma arrecadação de mais de R$ 170 milhões, entre imposto e taxas.

Revisão e isenção

O contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 30 de maio. O pedido de revisão pode ser feito tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.

Quem tem direito à isenção do IPTU também já pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma online, também com prazo final para 31 de outubro. O contribuinte que não realizar o protocolo neste prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa caso o valor fique em aberto.

Prazos

31/03 – pagamento à vista com 15% de desconto para contribuintes adimplentes

31/03 – vencimento da 1ª parcela (10x – vencimento todo dia 20, de março a dezembro)

30/05 – prazo final para protocolar pedido de revisão do valor do tributo

31/10 – prazo final para protocolar pedido de isenção do tributo.

IPTU 2024

A intenção do Município para 2024 é extinguir definitivamente o boleto impresso do IPTU. De acordo com a Secretaria da Fazenda, isso geraria uma economia de meio milhão de reais com despesas de impressão e entrega da correspondência do tributo.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão