Uma menina de 8 anos morreu após participar de um desafio viral no TikTok, conhecido como “desafio do desodorante”, no Distrito Federal. O caso aconteceu na última quinta-feira (10), quando Sara Raíssa Pereira inalou gás de desodorante em spray, desmaiou e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
A criança foi levada às pressas ao hospital, onde os médicos tentaram reanimá-la por cerca de uma hora, sem sucesso. Sara foi diagnosticada com morte cerebral e a família autorizou a doação dos órgãos.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal, que tenta identificar quem divulgou o conteúdo que incentivou a prática. A pena pode chegar a 30 anos de prisão, caso seja comprovado homicídio com dolo eventual.
O “desafio do desodorante” já foi associado a outras mortes de crianças, como a da menina Adrielly Gonçalves, de 7 anos, em 2018. A prática consiste em inalar o spray por tempo prolongado até perder a consciência, o que pode causar danos ao coração, ao sistema nervoso e levar à morte.
A família de Sara iniciou uma vaquinha para cobrir os custos do funeral. Doações podem ser feitas via Pix para Fabiana Pereira Brandão (chave: 61993086397).