Ponta Grossa

Cultura de Ponta Grossa é reconhecida em nível nacional

Ponta Grossa recebeu o selo de referência nacional em cultura, reconhecimento concedido por ONG com base em políticas públicas, estrutura e ações culturais locais

Durante entrevista ao BNT News desta quarta-feira (25) , o secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, comentou a conquista do selo de Referência Nacional em Cultura, reconhecimento concedido pela Agência Nacional de Empreendedorismo, Comunicação e Cultura. A honraria foi recebida sem que o município precisasse se inscrever — a cidade foi escolhida por meio de análise técnica, feita por especialistas que avaliam políticas culturais em todo o país.

Segundo o secretário, o prêmio, representado pelo troféu “Nelson Rodrigues”, é resultado de um esforço coletivo que envolve artistas locais, equipe técnica da secretaria e o apoio da gestão municipal. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Não vem para nos acomodar, mas para nos motivar a seguir fazendo mais pela cultura da nossa cidade”, afirmou Portugal.

Na entrevista, ele destacou alguns fatores que contribuíram para a conquista. Entre eles, a manutenção de 13 espaços culturais públicos, que funcionam de segunda a segunda com programações diversas, o investimento contínuo em editais como o Fundo Municipal de Cultura, o Promifique e os repasses da Lei Aldir Blanc, além da valorização do patrimônio histórico e da descentralização das ações culturais.

Portugal também ressaltou que cerca de 1.900 artistas estão cadastrados no Censo Cultural do município e muitos deles dependem do apoio dos editais para viabilizar projetos gratuitos à população. Para facilitar o acesso dos artistas aos recursos, a Secretaria desenvolve o programa “Cultura Mercado”, que oferece orientação e apoio técnico para elaboração de propostas.

Um exemplo citado durante a entrevista foi o projeto “Teatro da Minha Vila”, realizado na região da Vila 31 de Março e que retorna em julho com apresentações em novos bairros da cidade. “É a cultura acontecendo de fato nas comunidades. Levar arte para todos os cantos é o nosso grande objetivo”, afirmou o secretário.

O reconhecimento nacional coloca Ponta Grossa entre os destaques culturais do Brasil e, segundo Portugal, reforça o compromisso da cidade com a valorização da arte, da história e da transformação social por meio da cultura.

Leia mais: Inclusão Social: autora de PG lança livros para crianças com baixa visão

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.