Destaque Política

Decreto cria rede de proteção e combate à violência contra as mulheres em PG

Imagem: Pexels
Prefeitura de Ponta Grossa cria Rede de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres para fortalecer políticas públicas e combater a violência de gênero.

A Prefeitura de Ponta Grossa decretou a instituição da Rede de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no município.

O objetivo da rede é articular instituições governamentais, não-governamentais e a comunidade para fortalecer políticas públicas de combate a todas as formas de violência contra as mulheres. O decreto, publicado em 07 de julho, se embasa em legislações federais e municipais que tratam do enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A prefeita Elizabeth Shcmidt, afirmou ao portal Boca no Trombone que existem várias ações que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de proteger a população, em especial a mais frágil. “Ponta Grossa abomina a violência, em particular a violência contra os mais frágeis. Desde o início de nosso mandato, fizemos muito para proteger em particular as mulheres. Após a criação da Casa da Mulher, compus uma ampla rede de apoio, suporte e proteção, resultado de uma ação coletiva para fortalecer todas as frentes de defesa da mulher e de combate à violência.”, disse.

Sobre a nova rede de proteção, a prefeita acredita que as mulheres se sentirão mais seguras na cidade, além de terem mais opções para recorrer à ajuda em casos de violência. “Com a criação formal da Rede de Enfrentamento às violências contra as mulheres, estamos fortalecendo a mais ampla iniciativa de proteção à mulher de nossa história. Cada mulher conta. Cada mulher é essencial. Cada mulher precisa ser respeitada e protegida. Aqui, a proteção é de verdade.”, ponderou Shcmidt.

A rede será norteada pelos princípios da dignidade da pessoa humana, da autodeterminação da mulher, da universalidade, da integralidade, da gratuidade, da equidade, da transversalidade, da intersetorialidade e da interseccionalidade. O órgão consultivo e propositivo terá a participação de representantes de diversos órgãos e instituições, como Secretarias Municipais, Fundação Municipal de Assistência Social, Polícia Civil, Polícia Militar, universidades, entre outros.

OBJETIVO DA REDE

A Rede de Enfrentamento será responsável por propor planos de ação, criar protocolos de atendimento humanizado, promover ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, além de contribuir para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. A coordenação ficará a cargo do Departamento da Mulher, vinculado à Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social. A participação na Rede será considerada serviço de relevante interesse público e não será remunerada.

O decreto busca fortalecer a luta contra a violência de gênero, garantindo que o município de Ponta Grossa esteja em consonância com a Lei Maria da Penha e as demais legislações que preveem a proteção e assistência às mulheres vítimas de violência.

A secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, destacou que a rede faz parte de uma política de fortalecimento que formaliza a relação entre as organizações. “A rede de enfrentamento tem como objetivo a articulação entre as instituições/serviços governamentais, as não-governamentais e a comunidade, para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres. Portanto, a formalização por meio de decreto, contribui para a definição de fluxos entre diversos setores, fomentando assim a padronização, organização e agilidade, garantindo o atendimento necessário e rápido às vítimas.”, avalia.

Leia também: Mabel Canto promove programa de rádio sobre o “Combate ao Feminicídio”


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone