A partir do dia 18 até o dia 22 de março de 2024, a 5ª edição do evento V Ciclo Descomemorar Golpes promete uma imersão profunda nos acontecimentos marcantes da história brasileira. Com enfoque nos 60 anos do Golpe Militar, 40 anos da campanha Diretas Já e 20 anos do Movimento 2 de Março da UEPG, o evento promete momentos de reflexão e debate.
A programação diversificada inclui painéis, mostras de documentários, lançamentos editoriais e exposições, destacando a relevância desses eventos históricos para a compreensão do presente e do futuro do país.
A abertura oficial ocorrerá no Grande Auditório da UEPG às 8h da manhã do dia 18 de março. Este momento será marcado pela reflexão sobre as memórias da resistência à ditadura no Paraná, conduzida por Aluízio Palmar do Doc Revelado, com participação de Alexandre Palmar/H2Foz como debatedor.
Ao longo dos dias seguintes, diversas atividades estão programadas, como a discussão sobre as duas décadas do Movimento 2 de Março/2004, a análise da ditadura militar no Brasil (1964-1985), e a responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023.
O evento culmina com uma aula inaugural de Jornalismo na UEPG, ministrada por Luís Felipe Miguel da UnB, intitulada “Refletir é descomemorar golpes”, reforçando o papel fundamental da imprensa na análise crítica da história.
Com uma programação diversificada, o V Ciclo Descomemorar Golpes promete ser um espaço de aprendizado, reflexão e fortalecimento da memória histórica brasileira.