O desfile das escolas de Samba do Carnaval de Ponta Grossa – 2025, que tem como tema ‘A princesa nunca perde a majestade’ promete agitar a Avenida Vicente Machado. O desfile acontece no sábado, a partir das 19 horas, com a participação de quatro escolas: Império do Samba Cidade de Olarias, Ases da Vila, Acadêmicos Unidos da Furiosa e Baixada Princesina. A promoção do Carnaval é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.
O samba na Avenida, com o desfile das escolas de samba, é um dos eventos mais tradicionais do carnaval de Ponta Grossa e sempre atrai grande público, que vem de todos os bairros da cidade para prestigiar e apoiar as agremiações. “As escolas de samba são um destaque a parte do Carnaval. O desfile é um dos momentos mais importantes da folia, pois é uma tradição de muitas décadas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal. Veja abaixo como cada escola virá para a Avenida:
Império do Samba Cidade de Olarias
A representante de Olarias vai para a Avenida com o enredo: ‘A noite, seus mistérios encantos e magias’. “Nossa agremiação, de uma forma lúdica, vai passear pela noite, seja na mitologia, na natureza e na alegria. Vamos pelo devaneio de um menino que sonha em mostrar as variedades da noite, seja com as crendices, movimentos e até seus trabalhos”, explica Anderson Pedroso, presidente e carnavalesco da escola.
A Império do Samba Cidade de Olarias foi fundada em 2017. Neste Carnaval, vai para a Avenida com aproximadamente 100 componentes. “Nossa expectativa é fazer um desfile alegre, pois a essência do Carnaval é a alegria”, destaca Pedroso.
Ases da Vila
A Ases da Vila vai resgatar o samba enredo de 2002: ‘Águas Cristalinas’. A ideia é homenagear a história da própria escola, desenvolvendo um tema ao mesmo tempo simples e profundo: a relação do homem com a energia da natureza. “As necessidades fundamentais dos seres humanos são dádivas divinas, dadas de graça, e muitos não conseguimos reconhecer essa benção”, destaca o texto de apresentação do samba enredo.
A Escola foi fundada em 1997. Sua sede fica no Bairro de Uvaranas e Silvana Aparecida é a presidente, compositora e carnavalesca da escola. Neste ano, devem se apresentar com 120 componentes, com destaque, mais uma vez, para dona Carmelina Leite, baiana mais idosa do Carnaval, com 98 anos de idade. “Nossa expectativa é que seja um Carnaval bonito, que agrade a todos. Que as escolas venham para a avenida com muita união, amizade e alegria”, destaca Silvana Aparecida.
Acadêmicos Unidos da Furiosa
‘Saudosa maloca’ será o samba enredo da Unidos da Furiosa neste Carnaval. A partir desse tema, a escola vai levar para a avenida a figura poética da “saudosa maloca”, que representa o saudosismo de antigos carnavais. Para além disso, dignifica a alma dos antigos e novos sambistas, que através do baú do tempo contagia e faz sonhar toda uma geração, seja do passado do presente ou do futuro.
Os responsáveis pelo enredo são Cristiano dos Santos e Emerson Wanderlei Bueno. A escola é presidida por Ângelo Gabriel dos Santos.
Baixada Princesina
A Baixada Princesina vem com o enredo ‘Resistência é legado, salve mestre Luizão’. Trata-se de uma grande viagem pela sua própria história. Com a morte do seu presidente, Luís Carlos Araújo, em 2023, a Escola precisou de muita força para retomar as suas atividades. A grande paixão do “Luisão” era a Baixada. Coube a integrantes da família e amigos assumir essa missão e esse legado imaterial. Segundo destaca a direção da escola, “o místico, o sagrado, o profano e grandes paixões se misturam no enredo”.
Fundada em 1982, por Luís Carlos Araújo, a escola, situada atualmente na Santa Mônica, tem como representante atual Luiz Felipe Ferreira Araújo.
Leia também Sanepar e a Polêmica dos Hidrômetros: vereador Ricardo Zampieri denuncia cobrança por ar em PG