Eleições 2024

Diferença entre os mais votados para a Prefeitura de PG foi a menor desde 1963. Relembre

urna_menor
Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil
Primeiro turno em Ponta Grossa neste ano teve uma diferença de apenas 684 votos da primeira colocada (Mabel) para a segunda (Elizabeth)

Ponta Grossa teve o primeiro turno mais acirrado dos últimos tempos em 2024. As candidatas que vão disputar o segundo turno na cidade (Mabel Canto e Elizabeth Schmidt) tiveram uma diferença de apenas 684 votos.

A última vez que a diferença entre os dois candidatos mais votados teve uma distância tão curta foi em 1963, onde José Hoffman (PTN) venceu Vicente Frare (UDN) por pouco mais de 150 votos (7.861 x 7.613).

Já nos últimos vinte anos, a eleição mais apertada foi em 2008. No entanto, a disputa foi acirrada entre o segundo e o terceiro colocado, onde Sandro Alex venceu Jocelito Canto por uma diferença 598 votos e foi ao segundo turno contra Pedro Wosgrau Filho, que saiu vencedor.

Em 2020, ambas as candidatas foram as mais votadas no primeiro turno. No entanto, Mabel obteve 37,2% dos votos na época, enquanto Elizabeth somou 31,15%. 

Agora, Mabel teve 27,8% e Elizabeth, 27,5%. O segundo turno acontece no dia 27 de outubro.

Leia também: Fora do segundo turno, Marcelo Rangel (PSD) e Aliel Machado (PV) agradecem votação


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI