Campos Gerais

Diretor de engenharia da Via Araucária detalha melhorias nas rodovias

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Foto: reprodução.
Ele falou sobre os avanços do primeiro ano de concessão, os desafios superados e os projetos de duplicação que já começam este ano

O diretor de engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso, detalhou, em entrevista, os avanços conquistados no primeiro ano de concessão das rodovias que cortam os Campos Gerais. Segundo ele, o foco inicial foi entregar as vias dentro dos padrões de segurança e qualidade exigidos para uma rodovia concessionada.

“Nosso maior desafio foi executar, em pouco tempo, uma série de melhorias fundamentais. Trabalhamos muito na recuperação de pavimento, na implantação de sinalização e na instalação de dispositivos de segurança como defensas metálicas e barreiras de concreto”, explicou Veloso.

O trabalho, segundo ele, mobilizou mais de 2.000 profissionais e 130 frentes de serviço simultaneamente, além de um volume expressivo de recursos. “Somente no primeiro ano, foram investidos mais de R$ 500 milhões em obras, além do repasse de R$ 25 milhões em ISS para os municípios lindeiros”, destacou.

Obras de duplicação já começam

Pedro Veloso adiantou que, após a fase emergencial, o cronograma de obras estruturantes já está em andamento. “Nos próximos meses, iniciaremos 70 quilômetros de duplicações, além de 6 km de vias marginais, 4 km de faixas adicionais e vários dispositivos de retorno”, informou.

Destaque para os 27 km de duplicação na BR-277, que já começam em 2025, sendo 17 km em Irati e 10 km em Palmeira. A previsão é que essa etapa seja concluída até 2027, dentro do terceiro ano da concessão.

Queda nos acidentes reforça a importância dos investimentos

Um dos pontos destacados pelo diretor é o impacto direto das melhorias na segurança viária. Na Serra de São Luiz do Purunã, onde foram feitas obras de revitalização, nova pavimentação e sinalização especial, os números já mostram resultados expressivos: queda de 37% nos acidentes e de 50% nas mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Esse dado comprova que investir na infraestrutura viária é investir diretamente na preservação de vidas. É o que nos move todos os dias nesse trabalho”, ressaltou.

Mais de R$ 7 bilhões até 2029

O diretor de engenharia lembra que, além dos investimentos já realizados, o contrato prevê R$ 7 bilhões em investimentos até 2029, focados na ampliação da capacidade, modernização e segurança das rodovias.

“É um projeto de transformação. Estamos olhando não só para o presente, mas para o futuro da mobilidade na região dos Campos Gerais e de todo o Paraná”, finaliza Pedro Veloso.

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