No final da tarde de ontem (26), moradores dos núcleos Costa Rica, Londres e Panamá, além do Jardim Lagoa Dourada, no bairro Neves em Ponta Grossa, se uniram em uma manifestação pacífica para chamar a atenção das autoridades sobre os problemas de acessibilidade na região próxima ao Matadouro, na entrada para o Neves. A comunidade, que engloba cerca de 15 mil pessoas, enfrenta dificuldades diárias devido ao trânsito lento e ao acesso limitado, que pode resultar em esperas de até uma hora.
A representante comunitária do Lagoa Dourada, e outros líderes locais destacaram que a manifestação não é vinculada a partidos políticos, mas sim uma reivindicação antiga por melhorias na única via de acesso que serve aos bairros Lagoa Dourada, Jardim Costa Rica, Jardim Panamá, Jardim Londres, e Jardim Royal. Segundo uma das manifestantes, apesar de promessas anteriores e projetos que permanecem no papel, a situação da comunidade não mudou nos últimos anos.
Reivindicações e Expectativas
Os manifestantes distribuem panfletos explicando suas demandas e recolhem assinaturas para um abaixo-assinado, que será entregue às autoridades municipais. Eles esperam que, independente de quem esteja no poder, o compromisso com melhorias efetivas seja assumido. A comunidade já foi informada sobre um novo projeto de R$ 30 milhões, mas, até o momento, não houve diálogo direto com as lideranças sobre os detalhes da proposta.
Leia mais: Prefeitura desenvolve projeto para desafogar trânsito no bairro Neves; veja fotos
Impactos e Próximos Passos
Além do desafio do trânsito, a comunidade enfrenta impactos ambientais e ferroviários que complicam a situação. A manifestação visa pressionar por soluções viáveis que considerem todos esses fatores. A expectativa é de que, com a mobilização, as autoridades priorizem finalmente as melhorias necessárias, permitindo à comunidade o direito pleno de ir e vir.
Ainda, nesta segunda-feira a Prefeitura encaminhou um comunicado informando que já existe um projeto sendo elaborado para a melhoria do local, com o objetivo de desafogar o trânsito. Com a finalização dos projetos executivos, o Município dará início, nos próximos dias, aos trâmites para a realização do processo licitatório para a implementação da solução apresentada.
Também, a prefeita Elizabeth Schmidt se comprometeu a receber em mão a carta com as reivindicação da comunidade, em um encontro que está previsto para a próxima semana.
Assista as entrevistas na manifestação: