Ponta Grossa

Empresa de PG é notificada e autuada por danos ambientais após novas denúncias

WhatsApp-Image-2025-03-05-at-183259-1320x742 Boca no Trombone WhatsApp-Image-2025-03-05-at-183259-1320×742
Reprodução: Redes Sociais
O maquinário da empresa operava em um terreno situado na Rua Piauí, ao lado da vegetação preservada. O Auto de Infração Ambiental tem o valor de R$5.000,00.

Após novas denúncias, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ponta Grossa (SMMA) notificou e autuou a empresa acusada de causar danos ambientais em uma área de preservação permanente (APP) no bairro Olarias. O maquinário da empresa operava em um terreno situado na Rua Piauí, ao lado da vegetação preservada. 

A área de preservação fica situada na Rua Professora Judith Macedo Silveira e o terreno, na esquina com a Rua Piauí Moradores da região denunciaram que a vegetação da área de preservação teria sido comprometida. Um deles, que mora há mais de 30 anos, conversou com a equipe de reportagem. “A degradação é grande e a sensação de impunidade é enorme, né? Já chegou a quase 2/3 do terreno ou desmatamento”. Veja matéria completa aqui

Fiscalização

Em nota oficial enviada ao Portal BnT, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) informou que compareceu ao local para averiguação dos fatos. Inicialmente, a equipe não constatou corte de árvores, mas identificou a remoção de resíduos de construção civil despejados indevidamente por um antigo proprietário. As infrações foram identificadas após uma nova vistoria realizada após o carnaval. 

“Após o feriado, e após novas denúncias via telefone, a fiscalização compareceu novamente ao local e constatou danos em vegetação atingida por APP, e movimentação de solo sem a devida Permissão para Movimentação de Solo”, diz a nota. 

Por conta das irregularidades, a empresa foi notificada e autuada por infração ambiental. “Diante disso, foi lavrada uma notificação para apresentação dos Controles de Transporte de Resíduos – CTR, assim como a PMS, e lavrado Auto de Infração Ambiental pelo dano causado à vegetação”, diz a nota. 

O Auto de Infração Ambiental tem o valor de R$5.000,00.

A equipe de reportagem entrou em contato com a empresa para pedir um novo posicionamento a respeito do caso, mas até o momento, não obtivemos retorno. 

Veja nota completa na íntegra.

Sobre o caso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que, no início do mês, a equipe da PGA realizou a roçada do imóvel, visto que não houve atendimento à notificação lavrada em 2024. Na última sexta-feira, uma munícipe realizou denúncia, presencialmente, à fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A equipe compareceu ao local e não constatou corte de árvores, somente retirada de resíduos de construção civil despejados irregularmente pelo antigo proprietário. No entanto, após o feriado, e após novas denúncias via telefone, a fiscalização compareceu novamente ao local e constatou danos em vegetação atingida por APP, e movimentação de solo sem a devida Permissão para Movimentação de Solo. Diante disso, foi lavrada uma notificação para apresentação dos Controles de Transporte de Resíduos – CTR, assim como a PMS, e lavrado Auto de Infração Ambiental pelo dano causado à vegetação.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar