A Escola Municipal Tônia Joanna Harms, localizada na cidade de Carambeí, já se prepara para o início do ano letivo. Nesta semana, a instituição de ensino recebeu novos móveis e equipamentos para receber os alunos da cidade. A estrutura do novo prédio foi concluída com o apoio do deputado federal Aliel Machado (PV), que atuou em prol da continuidade das obras, que haviam sido paralisadas anteriormente.
Com apoio de Aliel, ainda em 2022, a gestão municipal garantiu que a construção da unidade escolar fosse retomada. Além da destinação de emenda parlamentar, o deputado também atuou pela continuidade dos repasses via Ministério da Educação, que foram determinantes para o término da obra. Na época, Aliel também fez uma visita à estrutura da nova escola, que beneficiará diretamente as localidades do Boqueirão, Lajeado e Campo Belo.
O deputado lembrou o empenho da prefeita Elisangela Pedroso para que as obras fossem concluídas. “Na época estivemos em Brasília, no FNDE, consultando a programação desta obra de grande importância que, até então, estava paralisada. Temos orgulho de contribuir com a educação das nossas crianças. Sem dúvidas, a escola é uma grande conquista para Carambeí. Parabenizo a prefeita Elisangela e toda a equipe, que sempre mostraram o compromisso em torno desse importante projeto”, disse.
Nesta semana, durante visita à escola no bairro Boqueirão, a chefe do Executivo exaltou a atuação e o apoio do deputado. “Com muita alegria, hoje estamos recebendo os móveis e também todos os equipamentos para mobiliar a escola e iniciar o ano letivo nesse prédio novo. Quando iniciamos a gestão, em 2021, a obra estava parada. Entre tantas idas e vindas ao FNDE, conseguimos a liberação junto ao Governo Federal. Agradecemos o apoio fundamental do nosso deputado Aliel, que tanto se empenhou para que essa obra saísse do papel”, disse.
Relembre o impasse
Iniciada em 2019, com previsão de entrega inicial no começo de 2021, a construção da nova sede da Escola Tônia Joanna Harms chegou a 67%, mas foi interrompida devido ao corte de recursos pelo Governo Federal. A construção foi executada com 100% de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e custou cerca de R$ 3,5 milhões.
Leia também Nota Paraná: mais de 11 milhões de consumidores receberão créditos de ICMS nesta sexta (10)