Castro fornece atualmente mais de 20 mil refeições por dia para as crianças das escolas municipais e filantrópicas conveniadas. Nas 19 escolas integrais, que atendem crianças de 4 meses a 10 anos, são ofertadas quatro refeições diferentes, sendo o desjejum, almoço, lanchinho e lanche da tarde. Com isso, 80% das alimentação das crianças é realizada dentro das escolas. Nas 21 unidades de período parcial, que atendem crianças de 6 a 10 anos, é fornecido uma refeição, atendendo até 30% das necessidades nutricionais diárias.
Todo o trabalho é feito pela Secretaria de Educação, através da Assessoria de Alimentação Escolar, que conta com oito funcionários. Dentre eles, estão três nutricionistas que planejam as refeições das crianças, garantindo uma alimentação equilibrada e dentro das exigências legais, o que inclui acesso mínimo a alimentos ultraprocessados.
“O cardápio é elaborado pensando no acesso constante das crianças à alimentos saudáveis, com dois objetivos: desenvolvimento físico e mental adequado e que elas aprendam a fazer escolhas alimentares saudáveis em suas vidas”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Lia Giordani Calleya Barela.
Por exemplo, nesta sexta-feira (14), o cardápio está organizado desta forma:
Desjejum: Mamão com iogurte
Almoço: Arroz, feijão preto, iscas de pernil refogada com molho ferrugem, abóbora assada e vagem.
Colação: Melancia
Lanche da tarde: Suco Natural de maracujá e torta bolonhesa
Além disso, o setor conta com diversos projetos, dentre eles, o projeto Coma Aprendendo, que é realizado desde 2017. Nele, as crianças trabalham projetos multidisciplinares para falar sobre assuntos diversos e, ao final, há um cardápio personalizado sobre o tema trabalhado. O próximo tema a ser trabalhado é cinema e todo o cardápio do dia 19 de junho será voltado para esse assunto.
Leia também: PM mata pitbull a tiros e situação acaba na delegacia em Ponta Grossa