O portal BNT desembarcou esta semana no distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, para mostrar todos os pontos turísticos da região. Locais como a Cachoeira da Mariquinha, Refúgio das Curucacas e o famoso Buraco do Padre têm se tornado cada vez mais atrativos, tanto de turistas de fora quanto da própria cidade.
Ao todo, segundo a Prefeitura, 11 pontos compõem a rota do Itaiacoca. Além dos citados acima, também são considerados atrativos o Iate Clube, a Capela Santa Bárbara, Cachoeira do Rio São Jorge, Recanto Botuquara, Furnas do Passo do Pupo, Adega Porto Brazos, Abadia da Ressurreição, Crutac e o Cemitério do Cerradinho.
Com o crescimento do setor, empresários estão expandindo seus negócios na área, o que vem gerando um grande retorno. Gilmara Moreira, proprietária de um restaurante na entrada da Cachoeira da Mariquinha, comenta sobre a experiência de trabalhar no local. “Nossa experiência é magnífica, trabalhar com um cenário desse é um lazer. Nós estamos sempre procurando modos para atrair o turismo, tanto em agências de viagem de fora, quanto o próprio pontagrossense que vem descobrir a própria cidade”, destaca.
Odair Scheibel, responsável pelas trilhas da Cachoeira, destaca as atrações turísticas do local. “Aqui tem diversas trilhas para conhecer melhor o local, tanto a que leva para a cachoeira, a do mirante do pôr do sol e a da imaginação, que é uma terapia muito boa”, diz.
Assista todos os detalhes na reportagem de Kauana Neitzel e Gabriel Ryden:
Guia Conheça Campos Gerais
A primeira edição do Guia Turístico Conheça Campos Gerais foi lançada em 2023. O material, em formato de guia de bolso foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e empreendimentos, trazendo informações sobre todos os pontos turísticos da região.
Em 2024, uma nova versão está prevista para o final do semestre, além do lançamento de um aplicativo que reunirá todas as informações das rotas turísticas de Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais.
Leia também: Saiba como doar e ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul