Inclusão começa com o Coração: Este foi o tema do evento promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Piraí do Sul que abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva do amor como elemento primordial. O trabalho foi realizado no Clube Piraiense na última quinta-feira (11).
O evento contou com uma série de palestras, que proporcionaram uma abordagem clara e objetiva a respeito do autismo, combinando descontração e conhecimento prático.
Leia também: Greve do IFPR: aula pública mostra defasagem salarial e aumento de preços
Falaram sobre o assunto, palestrantes especializados e capacitados, sendo eles: a coordenadora da educação especial, Edilaine Precoma; a psicóloga e treinadora comportamental, Daniella Fankin Bett; o advogado e procurador do município, Wagner Canesso; o Professor Dr. e psicanalista, Alcione José Alves; o Business Partner da empresa CMPC, Otávio Maia; e as analistas comportamentais Rafaela, Fabiana e Emanuelle, da clínica Neuro Saber.
O objetivo principal do evento foi sensibilizar educadores, pais, profissionais de saúde, empresas locais e gestores públicos sobre a importância de cultivar o amor como base para a inclusão.
A mensagem central foi que a inclusão verdadeira começa no coração, sendo necessário um desejo sincero de amor e cuidado para acolher as diferenças e as pessoas com outras habilidades, para além daquelas com as quais estamos familiarizados no nosso dia a dia.
Mais de 120 pessoas participaram da reunião que resultou na abertura de uma agenda de networking para futuros trabalhos e colaborações na área da inclusão e do autismo.