A Fazenda Capão Alto, localizada em Castro (PR), bem tombado pelo patrimônio cultural do estado do Paraná é, sem dúvida, um dos marcos históricos mais importantes do processo de ocupação dos Campos Gerais e para a fundação da cidade.
Além da sede histórica, o local possui um sítio arqueológico com ruínas de uma capela em taipa, possivelmente um cemitério e edificações que serviram, entre outras utilidades, como senzala para os escravos. É uma atração turística imperdível, repleta de história e cultura.
Leia também: Conheça as belas paisagens do ‘Het Dorp Vilarejo Holandês’ em Carambeí
HISTÓRIA
Localizada em terras de sesmarias concedida na região no início do século XVIII (1704), a Fazenda do Capão Alto se situa no quadro da ocupação dos Campos Gerais, como decorrência da descoberta de ouro nas regiões de Minas Gerais, gerando a necessidade de alimentação e transporte para os mineradores que para lá convergiram. Data daquela época o início de uma atividade pastoril cujo objetivo era o fornecimento de gado para as catas auríferas, através da feira de Sorocaba.
A autorização régia de 1702, para a concessão de sesmarias, constituiu incentivo ao empreendimento. Entretanto, ao contrário do que aconteceu em outros lugares – Lages, por exemplo -, a ocupação dos Campos Gerais não teve sentido de colonização: era simples negócio a ser explorado enquanto as condições a favorecessem. A abertura da Estrada Viamão-Sorocaba motivou o surgimento, ao longo do caminho, de pousos, currais e invernadas, e um deles foi o estabelecido à margem esquerda do Rio Iapó, por volta da década 1730-1740.
Endereço: Estrada Capão Alto, Castro-PR
Horário de funcionamento: 9 às 17h30 (de terça a domingo)
Telefone: (42) 3232-5856
Redes Sociais: https://www.instagram.com/faz.capaoalto/ – https://www.facebook.com/FazCapaoAlto
Guia Turístico Conheça Campos Gerais
O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.
O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.