Foi aprovada por unanimidade a salvaguarda das expressões ponta-grossenses, com o reconhecimento oficial de suas gírias, palavras e abreviações como patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa. A decisão, que ocorreu no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), é baseada em uma pesquisa realizada pelas professoras e pesquisadoras Maria Aparecida Carbonar, Marcia Dropa e Maria Izabel Sekula.
Alberto Portugal, Secretário Municipal de Cultura de Ponta Grossa, comentou sobre a importância da aprovação: “Foi salvaguardado e reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa as expressões e códigos utilizados pela nossa gente. Agora temos um documento formal que reconhece que gírias e palavras criadas aqui, como o ‘ade’, são parte essencial da nossa identidade cultural.”
Portugal ressaltou que o reconhecimento formal traz um compromisso do poder público com a preservação e promoção dessas expressões: “Quando se salvaguardam bens imateriais, como o linguajar típico de Ponta Grossa, surge um compromisso em mantê-los vivos. A partir de agora, temos a responsabilidade de difundir e valorizar esse linguajar.”
“O modo de falar, as expressões utilizadas no dia a dia por nossa comunidade, se caracterizam como parte de nossa memória, identidade e história. Assim, reconhecer como Patrimônio Cultural Imaterial o nosso pontagrossês, é de suma importância e uma forma de perpetuar nossas características. Nem só de pedra e cal o patrimônio pode ser identificado”, pontua a professora e pesquisadora Marcia Dropa.
Saiba mais: BNT Entrevista: Trio de professoras estão realizando pesquisa sobre o linguajar de PG
O próximo passo é aguardar a reunião oficial para o registro completo do patrimônio. O objetivo do COMPAC é preservar o patrimônio cultural edificado de Ponta Grossa e explorar suas possibilidades de uso didático para a história local. As expressões selecionadas são aquelas que identificam a linguagem típica do município e que foram transmitidas de geração em geração, consolidando a identidade única dos ponta-grossenses.
Algumas das palavras são:
- Ade
- Capaiz
- Curú
- Daí
- Andandinho
- Tongo
- Deuzolivre
- Teu fiote
- Crendios pai
- Gente do céu
Para entender mais sobre a pesquisa e linguajar ponta-grossense assista a entrevista com as pesquisadoras: