Ponta Grossa

Expressões ponta-grossenses serão reconhecidas como patrimônio cultural imaterial

200-anos-pg-aprovacao-02-moment0 Boca no Trombone 200-anos-pg-aprovacao-02-moment0
Reprodução RPC
Nem só de pedra e cal se define o patrimônio. Ao reconhecer o linguajar típico da cidade como bem imaterial, surge o compromisso de preservá-lo e promovê-lo

Foi aprovada por unanimidade a salvaguarda das expressões ponta-grossenses, com o reconhecimento oficial de suas gírias, palavras e abreviações como patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa. A decisão, que ocorreu no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), é baseada em uma pesquisa realizada pelas professoras e pesquisadoras Maria Aparecida Carbonar, Marcia Dropa e Maria Izabel Sekula.

Alberto Portugal, Secretário Municipal de Cultura de Ponta Grossa, comentou sobre a importância da aprovação: “Foi salvaguardado e reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa as expressões e códigos utilizados pela nossa gente. Agora temos um documento formal que reconhece que gírias e palavras criadas aqui, como o ‘ade’, são parte essencial da nossa identidade cultural.”

Portugal ressaltou que o reconhecimento formal traz um compromisso do poder público com a preservação e promoção dessas expressões: “Quando se salvaguardam bens imateriais, como o linguajar típico de Ponta Grossa, surge um compromisso em mantê-los vivos. A partir de agora, temos a responsabilidade de difundir e valorizar esse linguajar.”

“O modo de falar, as expressões utilizadas no dia a dia por nossa comunidade, se caracterizam como parte de nossa memória, identidade e história. Assim, reconhecer como Patrimônio Cultural Imaterial o nosso pontagrossês, é de suma importância e uma forma de perpetuar nossas características. Nem só de pedra e cal o patrimônio pode ser identificado”, pontua a professora e pesquisadora Marcia Dropa.

Saiba mais: BNT Entrevista: Trio de professoras estão realizando pesquisa sobre o linguajar de PG

O próximo passo é aguardar a reunião oficial para o registro completo do patrimônio. O objetivo do COMPAC é preservar o patrimônio cultural edificado de Ponta Grossa e explorar suas possibilidades de uso didático para a história local. As expressões selecionadas são aquelas que identificam a linguagem típica do município e que foram transmitidas de geração em geração, consolidando a identidade única dos ponta-grossenses.

Algumas das palavras são:

  • Ade
  • Capaiz
  • Curú
  • Daí
  • Andandinho
  • Tongo
  • Deuzolivre
  • Teu fiote
  • Crendios pai
  • Gente do céu

Para entender mais sobre a pesquisa e linguajar ponta-grossense assista a entrevista com as pesquisadoras:

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)