Uma família de Ponta Grossa realizou uma denúncia grave ao portal BNT nesta sexta-feira (02). Um paciente com autismo teria sido agredido por um Guarda Municipal dentro da UPA Santana.
De acordo com a denúncia, por volta de 14h50, um jovem de 16 anos, portador de autismo, que aguardava vaga no Hospital Psiquiátrico, estava agitado e proferindo ofensas aos demais pacientes e profissionais da UPA Santana. As enfermeiras acionaram a Guarda Municipal para irem até o local.
Ao entrarem no quarto onde o jovem estava, um dos guardas teria proferido a frase: “Então é você que está dando uma de valentão?!” ao paciente e, em seguida, desferiu um tapa no rosto do adolescente. Ao sair do quarto, ainda teria dito que repetiria o ato novamente, caso fosse preciso.
O paciente teria ficado amedrontado com a situação. A família, revoltada com a ação, realizou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e na Corregedoria Municipal para tratar sobre o caso.
O portal BNT procurou a Prefeitura de Ponta Grossa e a assessoria da UPA para um posicionamento sobre o caso. Em nota, a assessoria do Executivo esclareceu que “a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública informa que eventuais denúncias serão apuradas pela Guarda Municipal, através de seus mecanismos de controle”. Por sua vez, a assessoria da UPA disse que “a comunicação da prefeitura irá emitir uma nota quando tiver as informações”.
Leia também: Família de PG pede ajuda para pagar exame de mulher com câncer
Comentar