A transferência de pacientes da UPA Santa Paula para casas hospitalares da cidade de Ponta Grossa e região tornou-se uma grande dificuldade e tem preocupado familiares de pacientes com quadro clínico grave.
O Portal BnT Online recebeu nos últimos dias pedidos de ajuda para levar a conhecimento da população a preocupação e dificuldade para se transferir um paciente quando necessita de atendimento especializado.
A paciente Rosicleia Mendes encontra-se internada na Unidade de Pronto Atendimento UPA Santa Paula, Rosicleia necessita de transferência em caráter de urgência devido apresentar hemorragia interna, diabetes e pressão sanguínea instável.
Desesperada a filha da paciente, Katheline Mendes informa que o estado de sua mãe é grave e preocupante.
“Minha mãe está a uma semana com hemorragia, ela nao pode ficar assim, precisa com urgência ser transferida, já está com anemia muito avançada, pois ela perdeu muito sangue me ajudem por favor”
[RELACIONADAS]De acordo com a filha de Rosicleia, a equipe médica informou que a paciente deve ser transferida imediatamente, mas toda transferência é realizada via Central de Leitos da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA).
“Minha mãe está com a visão afetada, as as veias do coração estão entupidas, e não consegue vaga para hospital nenhum, estou em desespero. Ela está deitada em uma cadeira, não tem maca. Já pedi ajuda para os vereadores, mas eles não dizem nada de concreto”
O Portal BnT Online entrou em contato com a SESA solicitando maiores informações sobre a demora nas transferência solicitadas via Central de Leitos. Em um primeiro contato a SESA solicitou informações e documentos dos pacientes para verificar a situação.
Até o fechamento da reportagem não recebemos uma resposta oficial da Secretaria da Saúde do Paraná.