Paraná

Força-tarefa no Litoral do Paraná atua em resgates após fortes chuvas

Bombeiros buscam vítimas no Litoral do Paraná Boca no Trombone Bombeiros trabalham nas buscas por vítimas no Litoral
Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná
Estado emprega mais de 100 homens para ajudar vítimas das chuvas em todo Litoral.

Uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a Defesa Civil e outras forças de segurança trabalha desde a madrugada de sábado (08) para atender a população afetada pelas fortes chuvas no Litoral do estado, que ocorreram na noite de sexta-feira (07).

Mais de 50 bombeiros militares, 13 profissionais do Samu e cerca de 50 policiais militares estão envolvidos nas operações, que contam com o apoio de aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trabalho tem se concentrado em áreas afetadas, como Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina, onde alagamentos, deslizamentos e danos em residências foram registrados.

De acordo com a Defesa Civil, quase 4 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente, com destaque para Guaratuba, onde um homem morreu e outro segue desaparecido. Em algumas áreas, como o bairro Cubatão, em Guaratuba, mais de 3 mil pessoas foram impactadas. Buscas aéreas e terrestres continuam, e equipes estão atendendo as vítimas. Em Morretes, 147 residências foram afetadas, mas não há desalojados ou desabrigados. A situação também é grave na zona rural de Guaratuba, com alagamentos em várias casas.

A Defesa Civil também relatou que 13 estudantes ficaram ilhados em um micro-ônibus no bairro Cubatão, sendo resgatados com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou grandes volumes de chuva, com mais de 270 mm em Morretes e 282 mm na Serra do Mar. Para este domingo, a previsão é de redução da intensidade das chuvas e melhoria no tempo.

Em relação às rodovias, deslizamentos de pedras e sedimentos interromperam trechos da BR-277, mas desvios já foram estabelecidos. A Sanepar também está enviando água potável para as cidades afetadas e disponibilizando caminhões-pipa para o abastecimento. A situação segue sendo monitorada e as autoridades trabalham para minimizar os danos e garantir a segurança dos moradores.

Leia também: Paraná investirá R$ 90 milhões em radares meteorológicos.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22)