Paraná

Governador inaugura ‘Cidade do Idoso’ em Irati e diz que Paraná terá mais idosos do que crianças em 2030

cidade_idoso_irati_foto_rdziura-7798 Boca no Trombone
Imagem: Roberto Dziura Jr./AEN
Segundo o Censo 2022, a população idosa paranaense praticamente dobrou nas duas últimas décadas, com 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) inaugurou nesta quinta-feira (04), o Complexo Social Cidade do Idoso em Irati. 

A obra é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e da Prefeitura de Irati, e reúne uma série de serviços e atendimentos voltados à terceira idade.

No local, que já está em funcionamento, os idosos podem passar o dia de forma gratuita, tendo acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.

O investimento foi de R$ 8,2 milhões, com recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do município. “Esse complexo para o atendimento ao idoso oferece uma série de atividades e é um centro regional, não apenas para Irati, mas também atendendo todos os municípios da região”, disse o governador.

cidade_idoso_irati_foto_rdziura-0438 Boca no Trombone

Crescimento do número de idosos

Na inauguração, Ratinho Júnior disse que o Paraná terá mais idosos do que crianças. “Nós estamos em 2024, daqui seis anos, o Paraná vai ter mais idosos do que crianças. Então já não há aquela preocupação de se fazer muita creche, muita escola para atender a demanda de crianças que estavam nascendo; agora iremos fazer um outro caminho: pensar nos idosos, nos Centro de Convivência do Idoso, que permite eles a conviverem com outros idosos e não morrer de depressão em casa”, declarou.

Ratinho Junior ressaltou que espaços como a Cidade do Idoso e iniciativas como o Condomínio do Idoso, que deve alcançar 35 unidades, já preparam o Estado para a tendência de envelhecimento da população.

Segundo o Censo 2022, a população idosa paranaense praticamente dobrou nas duas últimas décadas. Cerca de 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado atualmente, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

Com informações da AEN

cidade_idoso_irati_foto_rdziura-7803 Boca no Trombone

Leia também: Prefeita Elizabeth e três vereadores se filiam ao União Brasil em Ponta Grossa

 

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)