Paraná

Governo pretende propor projeto de ‘terceirização’ de 200 colégios estaduais no Paraná

Objetivo seria “implementar melhorias nas escolas estaduais por meio da contratação de empresas especializadas em gerenciamento de instituições de ensino”

O governo do Paraná deverá enviar nos próximos dias, para votação na Assembleia Legislativa Estadual (ALEP), a ampliação do projeto ‘Parceiros da Escola’, que visa terceirizar áreas da educação para melhoria das instituições.

De acordo com a APP Sindicato, que representa os professores do Estado, o projeto pretende “acabar com as escolas públicas do Paraná”. Um dos motivos da revolta seria que o Governo contrataria empresas terceirizadas para gerirem os colégios, o que tornaria os professores PSS em CLTs. O temor é que isso poderia ocasionar a demissão dos profissionais, caso haja discordâncias.

Se sancionado o projeto, a empresa prestadora é quem faria a gestão administrativa dos colégios. Além disso, a empresa também seria responsável pela seleção e contratação de professores e profissionais temporários. Veja a nota completa da APP Sindicato.

A ideia do governo seria que, ao menos, 200 escolas do Paraná adotassem o modelo, que já é aplicado em duas na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto ainda não foi a votação, mas teria sido apresentado aos deputados estaduais da base do governo, em reunião na Casa Civil, com o governador Ratinho Júnior e o secretário de Educação, Roni Miranda.

Segundo o governo, o ‘Parceiros da Escola’ é um projeto sob a responsabilidade do Paranaeducação (Preduc). Ele tem como objetivo “implementar melhorias nas escolas estaduais do Paraná por meio da contratação de empresas especializadas em gerenciamento de instituições de ensino”.

A APP Sindicato convocou os trabalhadores da educação para participar da Assembleia Estadual Extraordinária que será realizada no sábado (25). Em contato com o portal BNT, a direção do sindicato não informou se há uma possibilidade de greve de professores em retaliação ao projeto.

Leia também: Ídolos do esporte nacional destacam a realização dos ‘Jogos Estudantis Municipais’ em PG


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone