Edit Template
Paraná

IBGE aponta que Paraná figura entre os estados com mais pessoas vivendo em união conjugal

censo pr Boca no Trombone censo pr
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Publicidade

O Paraná está entre os três estados brasileiros com maior proporção de pessoas em união conjugal. De acordo com dados do módulo Família e Nupcialidade do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (5), 55,3% dos paranaenses afirmaram viver com cônjuge ou companheiro, o equivalente a 5,51 milhões de pessoas. O Estado fica atrás apenas de Santa Catarina (58,4%) e Rondônia (55,4%).

O levantamento mostra ainda que o formato das famílias paranaenses está mudando. Das 2,6 milhões de famílias compostas por responsável e cônjuge, 68,8% não têm filhos — tendência que acompanha o cenário nacional de queda no número de famílias com crianças. Pela primeira vez, o país registrou menos da metade de casais com filhos. No Paraná, 22,6% das famílias possuem um filho, 7,3% têm dois e apenas 1,2% contam com três ou mais.

Entre os tipos de união, o casamento civil e religioso segue predominante, aparecendo em 45,3% dos casos. As uniões consensuais — quando o casal vive junto sem formalizar o relacionamento — representam 33,5% e seguem em crescimento. Já os casamentos apenas civis somam 18,7%, enquanto os realizados apenas no religioso chegam a 2,46%.

Confira as últimas matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste, é o município com maior número de casais vivendo juntos (66%). Em seguida estão Bom Sucesso do Sul (65,8%), Enéas Marques (65,6%), Marquinho (65,4%), Doutor Ulysses (65,1%), Sulina e Porto Barreiro (64,6%), Entre Rios do Oeste (64,5%), Honório Serpa e Pinhal de São Bento (64,4%). Na outra ponta, Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, tem o menor índice (50,2%), seguido por Jacarezinho (51%), Curitiba (51,4%) e Foz do Iguaçu (51,6%).

O levantamento também revelou onde estão os “solteirões convictos”. Em Almirante Tamandaré, 30,6% da população com 10 anos ou mais afirmou nunca ter vivido em união conjugal — o maior percentual do Estado.

Entre os homens paranaenses, 57,1% vivem em união conjugal, enquanto entre as mulheres esse índice é de 53,7%. O município de Rio Azul, no Centro-Sul, lidera em número de casamentos civis e religiosos entre católicos (64,2%), enquanto Tunas do Paraná apresenta o menor índice (5,5%).

Publicidade

Outros dados chamam a atenção: 5,7% das famílias do Paraná são chefiadas por pessoas de até 24 anos, e apenas 20 famílias no Estado têm dez ou mais integrantes morando juntos. Além disso, mais de 80 mil jovens entre 12 e 29 anos, sem cônjuge e com filhos, voltaram a viver com parentes, formando o que o IBGE chama de “famílias conviventes”. Uniões entre pessoas do mesmo sexo representam 0,9% do total no Estado.

Contexto nacional

Em todo o Brasil, os casais com filhos passaram a representar menos da metade das famílias: 42% em 2022, contra 56,4% em 2000. Já o número de casais sem filhos aumentou de 13% para 24,1% nas últimas duas décadas. Outro destaque é o crescimento de lares chefiados por mulheres, que saltou de 22,2% em 2000 para 48,8% em 2022.

Segundo o IBGE, os dados sobre Nupcialidade e Família ajudam a entender as transformações sociais e demográficas do país, já que os tipos de união e composição familiar influenciam indicadores de fecundidade, mortalidade e migração.

*Com informações da AEN

Publicidade

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.