Turismo

Ilha do Mel e Parque do Monge estão entre os atrativos mais visitados do País, segundo levantamento

Parques paranaenses se destacam pela preservação ambiental e promoção de turismo sustentável no estado Boca no Trombone Parques paranaenses se destacam pela preservação ambiental e promoção de turismo sustentável no estado
Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR
Parques paranaenses se destacam pela preservação ambiental e promoção de turismo sustentável no estado

O Paraná se destaca no cenário nacional com a presença de dois de seus parques entre os mais visitados do Brasil em 2023. A Ilha do Mel, localizada em Paranaguá, e o Parque Estadual do Monge, na Lapa, estão no ranking das unidades de conservação mais frequentadas do País, conforme o levantamento inédito realizado pelo Instituto Semeia.

A Ilha do Mel, com 172.952 visitantes, ocupa a 6ª posição entre as Unidades de Conservação estaduais mais visitadas, enquanto o Parque Estadual do Monge aparece em 9º lugar, com 83.871 turistas. O Parque do Cocó, no Ceará, lidera o ranking com 598.748 visitas.

A pesquisa, intitulada visitômetro, avaliou 308 parques nacionais e estaduais em todo o Brasil. Entre os parques nacionais, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, foi o segundo mais visitado, com 1.800.225 turistas, ficando atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que atraiu 4.464.257 visitantes, em grande parte devido à atração do Cristo Redentor.

Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), celebra o reconhecimento da Ilha do Mel e do Parque do Monge, destacando que os números são reflexo de um trabalho contínuo na estruturação e gestão dos atrativos naturais do Paraná. “Estamos no caminho certo para preservar nosso patrimônio natural e proporcionar experiências de turismo sustentável aos visitantes”, afirma Andreguetto.

Ilha do Mel: Refúgio ecológico e turístico

A Ilha do Mel, com cerca de 81% de sua área preservada por unidades de conservação, é um destino que combina belezas naturais e práticas de turismo sustentável. A Estação Ecológica, que ocupa 2.240,69 hectares, tem como objetivo preservar ecossistemas como manguezais, restingas e caxetais. Já o Parque Estadual, com 337,84 hectares, protege ambientes naturais de praia e floresta.

A ilha, além de ser um local de preservação, também atrai turistas por seus atrativos naturais, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas. Esses pontos, aliados à rica biodiversidade local, tornaram a Ilha do Mel um dos destinos turísticos mais procurados do Paraná e do Brasil.

Parque Estadual do Monge: Fé e natureza em harmonia

O Parque Estadual do Monge, localizado na cidade de Lapa, é uma joia do turismo religioso. Com atrações como a Gruta do Monge e a fonte considerada milagrosa, o parque recebe um grande número de fiéis que visitam o local para orações e agradecimentos. A história do monge João Maria D’Agostini, que se refugiou na gruta entre 1847 e 1855, adiciona um caráter espiritual à visitação.

Além do turismo religioso, o parque oferece aos visitantes uma rica diversidade natural, com trilhas e paisagens deslumbrantes. O crescente número de turistas é reflexo da importância que o local tem tanto para a fé quanto para os amantes da natureza.

Investimentos e parcerias para um turismo mais sustentável

O crescimento no número de visitantes também reflete as ações de preservação e infraestrutura promovidas pelo IAT, que gerencia os parques estaduais. A parceria com o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), lançado em 2021, visa o fortalecimento da economia local por meio da bioeconomia, incentivando pequenos produtores e o desenvolvimento sustentável em torno dos parques.

“Com o VRS, buscamos promover o uso sustentável dos parques, fortalecendo a economia regional e oferecendo melhores condições de hospedagem, alimentação e serviços aos turistas”, explica Andreguetto.

A infraestrutura da Ilha do Mel, em particular, passará por melhorias significativas com a implementação de saneamento ambiental, como parte de um projeto do Governo do Estado. “A Ilha está se consolidando como uma referência de turismo sustentável, e estamos comprometidos em ampliar suas infraestruturas para receber ainda mais visitantes de forma sustentável”, conclui o diretor.

A popularidade crescente da Ilha do Mel e do Parque do Monge reflete o potencial do Paraná para unir conservação ambiental, turismo e desenvolvimento regional, fazendo do Estado um dos principais destinos para quem busca uma experiência única entre a natureza e a cultura.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)