INSS reajusta aposentadorias acima do mínimo em 3,9% a partir de fevereiro
O reajuste integral de 3,9% será aplicado aos segurados que já recebiam aposentadorias ou pensões superiores ao salário mínimo em 1º de fevereiro de 2025

A partir de fevereiro, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem valores acima do salário mínimo terão reajuste de 3,9% nos benefícios. Com a correção, o teto da Previdência Social passa de R$ 8.157,40, em 2025, para R$ 8.475,55 em 2026.
O percentual corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O indicador mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos e é utilizado como referência para o reajuste dos benefícios previdenciários acima do piso nacional.
O reajuste integral de 3,9% será aplicado aos segurados que já recebiam aposentadorias ou pensões superiores ao salário mínimo em 1º de fevereiro de 2025. Já quem passou a receber o benefício após essa data terá aumento proporcional ao número de meses em que o pagamento foi efetuado ao longo do ano.
Quem recebe quanto pelo INSS
De acordo com o INSS, atualmente 13,25 milhões de beneficiários recebem valores acima do salário mínimo. Outros 21,9 milhões de aposentados e pensionistas, o equivalente a 62,5% do total, recebem o piso nacional, que foi reajustado de R$ 1.580 para R$ 1.618 em 2026.
Para quem recebe o salário mínimo, os pagamentos com reajuste ocorrem entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro. Já os benefícios acima do mínimo, com correção de 3,9%, serão pagos entre 2 e 6 de fevereiro. As datas variam conforme o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador.
Assim como em anos anteriores, aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo não terão aumento real, recebendo apenas a reposição da inflação medida pelo INPC. Já o reajuste do salário mínimo contou com ganho real de 2,5%, conforme política aprovada pelo Congresso Nacional no fim de 2024, dentro das regras do novo arcabouço fiscal.
Tabela de contribuições também é reajustada
A correção de 3,9% também será aplicada à tabela de contribuições do INSS, utilizada por trabalhadores com carteira assinada e empregados de empresas estatais. As alíquotas passam a incidir sobre as seguintes faixas de salário de contribuição:
-
Até R$ 1.621: alíquota de 7,5%
-
De R$ 1.621,01 a R$ 2.902,84: alíquota de 9%, com dedução de R$ 23,66
-
De R$ 2.902,85 a R$ 4.354,27: alíquota de 12%, com dedução de R$ 110,75
-
De R$ 4.354,28 a R$ 8.475,55: alíquota de 14%, com dedução de R$ 197,83
Consulta dos novos valores
Nas próximas semanas, o INSS disponibilizará o extrato atualizado com os novos valores das aposentadorias e pensões. A consulta poderá ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, mediante login e senha do portal Gov.br.
Quem não tem acesso à internet pode obter informações pelo telefone 135. Nesse caso, o segurado deverá informar o CPF e confirmar dados cadastrais para garantir a segurança da consulta. (Com informações da Agência do Brasil)
Leia também Mais de 3,6 mil postes são derrubados por veículos no Paraná em 2025
As mais lidas do BnT, todo dia no seu e-mail
Todo dia às 6h30, as notícias mais lidas do site nas últimas 24 horas. É grátis, e você cancela quando quiser.
















