O inverno de 2025 tem início às 23h42 desta sexta-feira (20) e deve ser marcado por temperaturas mais baixas que as registradas em 2024, porém ainda levemente acima da média histórica, segundo previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A nova estação também tende a apresentar chuvas dentro da média, com formação frequente de nevoeiros e geadas em diversas regiões do Estado.
A chegada do inverno coincide com um dia de muita nebulosidade e pancadas de chuva em grande parte do Paraná. Regiões como o Centro-Sul, Sudoeste, Oeste e parte do Noroeste enfrentarão baixa amplitude térmica, com pouca variação nas temperaturas ao longo do dia. Nos setores Norte Central, Norte Pioneiro, Campos Gerais e Leste, o sol deve aparecer entre nuvens, com chuvas isoladas e temperaturas superando os 20 °C. Nas regiões entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, rajadas de vento moderadas poderão ocorrer durante o dia.
Fim de semana com mudança no tempo
O sábado (21) começa com a influência de uma massa de ar seco e frio na metade sul do Paraná, o que provoca queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas primeiras horas da manhã. Há possibilidade de formação de nevoeiros nessas áreas. Ao longo do dia, o tempo fica firme com predomínio de sol, mas a partir da tarde, os ventos em médios níveis da troposfera favorecem o avanço de instabilidades, que começam no Oeste e podem alcançar áreas centrais e leste do estado até a noite.
No domingo (22), a instabilidade atmosférica se intensifica em todo o território paranaense. A previsão é de chuvas fortes e tempestades localizadas, com maior concentração na metade oeste. Já nas regiões Norte e Noroeste, o tempo será mais quente, com elevação das temperaturas.
A orientação dos meteorologistas é que a população fique atenta às atualizações climáticas, especialmente nos dias com risco de geadas e eventos climáticos mais intensos.
Leia mais: Caixa finaliza hoje pagamento do FGTS acima de R$ 3 mil