Paraná

Inverno promete ser mais frio que em 2024 no Paraná

Previsão do Simepar aponta temperaturas mais baixas que o inverno passado, mas ainda ligeiramente acima da média histórica. Estação terá geadas e nevoeiros frequentes. Boca no Trombone Previsão do Simepar aponta temperaturas mais baixas que o inverno passado, mas ainda ligeiramente acima da média histórica. Estação terá geadas e nevoeiros frequentes.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Previsão do Simepar aponta temperaturas mais baixas que o inverno passado, mas ainda ligeiramente acima da média histórica. Estação terá geadas e nevoeiros frequentes.

O inverno de 2025 tem início oficial nesta sexta-feira (20), às 23h42, e deverá trazer temperaturas mais baixas do que as registradas no ano passado em todo o Paraná. Segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação será marcada por frio mais intenso, com formação frequente de geadas e presença constante de nevoeiros, especialmente durante as madrugadas e manhãs.

Embora os termômetros devam registrar marcas menores do que em 2024, as temperaturas ainda serão levemente superiores à média histórica para o período. Já a chuva deve permanecer dentro da média, sem previsão de fenômenos climáticos atípicos ao longo da estação.

Geadas e massas de ar polar devem marcar o inverno

A chegada de massas de ar frio e seco após a passagem de frentes frias será mais frequente, favorecendo quedas acentuadas de temperatura num intervalo de até 48 horas. De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, essas condições aumentam a probabilidade de geadas, principalmente nas regiões mais altas do Estado.

“As regiões Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba têm maior chance de registrar geadas. Já no Norte do Paraná, a probabilidade é menor”, explica Kneib.

Desde 1995, o IDR-Paraná e o Simepar disponibilizam o serviço Alerta Geada, que informa com até 72 horas de antecedência as áreas com risco de geada. O mapa com as atualizações pode ser consultado na página inicial do site do Simepar.

Nevoeiros seguirão frequentes

Outro fenômeno típico da estação, os nevoeiros continuarão sendo comuns nas primeiras horas do dia. Sem previsão de eventos extremos fora do padrão, o inverno de 2025 deve manter o comportamento climático esperado para o período.

Segundo Kneib, as temperaturas mais amenas de 2025 contrastam com o inverno de 2024, quando bloqueios atmosféricos impediram a entrada de ar frio, mantendo as temperaturas elevadas em várias regiões.

Precipitação e temperatura por mês

  • Julho: tradicionalmente o mês mais seco do ano, com maior volume de chuva no Litoral (entre 54 mm e 178 mm) e menor no Norte (entre 32 mm e 75 mm). As temperaturas variam de 12°C a 24°C no Norte e de 8°C a 19°C no Sul.

  • Agosto: chuvas mais intensas na região Sul (52 mm a 128 mm), enquanto o Norte segue com baixos acumulados (18 mm a 108 mm). As temperaturas mais altas ocorrem no Norte e Oeste (até 26°C), enquanto no Sul e na RMC os termômetros variam entre 8°C e 22°C.

  • Setembro: a instabilidade aumenta, elevando os índices de chuva, especialmente no Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 200 mm. As temperaturas também sobem, podendo atingir 28°C no Norte e Oeste.

Balanço do outono

O outono de 2025 foi mais seco e frio que o de 2024, com chuvas abaixo da média em quase todo o Paraná — especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. Em cidades como Cascavel, os volumes ficaram até 180 mm abaixo da média para o período entre abril e junho. Exceções ocorreram em áreas pontuais do Centro-Sul e Norte, com acumulados acima da média.

As temperaturas, em geral, ficaram dentro da média no Estado. Nenhuma região teve marcas abaixo do esperado, mas alguns municípios, como Cândido de Abreu, registraram temperaturas até 2°C acima da média.

“O outono foi mais frio em comparação ao ano passado. Em 2024, tivemos chuvas mais expressivas, especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, devido à maior atuação de sistemas precipitantes”, completa Kneib.

Com a chegada oficial do inverno, o Simepar reforça a importância de acompanhar as atualizações diárias da previsão do tempo, principalmente em períodos de queda brusca nas temperaturas.

Com supervisão de Marcos Silva.

Diogo Laba

Diogo Laba

Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios