Destaque Esportes

Jovem enxadrista vai representar PG no maior torneio de xadrez da américa latina

Recentemente, o jovem enxadrista alcançou o 3º lugar no Campeonato Paranaense de Xadrez. Valentim participará na modalidade convencional

O prodígio do xadrez, Valentim Enrico, de apenas 7 anos, está prestes a representar Ponta Grossa no consolidado Floripa Chess Festival, o maior torneio de xadrez da América Latina, que celebra sua 10ª edição em 2024.

Valentim, que começou a se dedicar ao xadrez há cerca de um ano e meio, já conquistou notáveis feitos em sua curta carreira. Em 2022, sagrou-se campeão municipal de Ponta Grossa, e no ano seguinte, demonstrou sua maestria ao conquistar os títulos das duas primeiras etapas do campeonato local. Recentemente, o jovem enxadrista alcançou o 3º lugar no Campeonato Paranaense de Xadrez.

Leia também: Operário Ferroviário anuncia contratação do atacante Marcelo Cirino, campeão da Copa do Brasil

O Floripa Chess Festival deste ano apresenta uma premiação recorde total de R$ 75 mil, além de diversos eventos simultâneos. Entre as novidades, destaca-se a realização de uma Copa de Xadrez no estilo mata-mata, torneio em duplas, simultâneas e eventos direcionados para incentivar a prática do xadrez entre crianças. O torneio principal, o 10º Floripa Chess Open, terá início no sábado, 20 de janeiro, na sede do Liras Tênis Clube, às 20h, com um total de 10 rodadas, encerrando no domingo, 28 de janeiro.

O evento já conta com cerca de 400 inscrições, atraindo participantes de diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Noruega, Alemanha, Austrália, Chile, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Síria, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. Além disso, jogadores de 26 estados brasileiros confirmaram presença. O convidado especial deste ano é o renomado Grande Mestre Aryan Tari, o terceiro melhor jogador da Noruega, inserido entre os melhores enxadristas da elite mundial.

Valentim participará na modalidade convencional, enfrentando jogadores de todas as idades, rápido escolar, destinado exclusivamente a crianças, e o torneio em dupla.


    Lucas Portela

    Lucas Portela

    Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

    Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone