A 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa decidiu multar a candidata Mabel Canto (PSDB) após o debate da RPC nesta sexta-feira (25). A decisão se dá após a candidata mencionar o filho de Elizabeth Schmidt (União Brasil).
De acordo com a sentença, Mabel teria descumprido uma decisão anterior que proibia a “veiculação de propaganda eleitoral com conteúdo similar”. Ela já havia sido penalizada após uma inserção política onde dizia que Rodrigo Schmidt – filho da prefeita – “mandava na Prefeitura”.
No debate, ela tornou a falar sobre o assunto e mencionou a investigação do GAECO, citando o nome Rodrigo como um dos investigados no escândalo que afastou temporariamente o vereador Celso Cieslak do cargo após a CPI da Saúde. A sentença afirma que a investigação contra o filho da prefeita foi arquivada por falta de provas.
O juíz Antonio Acir Hrycyna condenou Mabel à uma multa em R$10 mil e ordenou que fossem retirados do ar os conteúdos publicados em suas redes sociais sobre o tema. Ele também citou que o caso abre vista ao Ministério Público Eleitoral para que a candidata seja investigada por calúnia e outros crimes graves, passíveis de instauração de procedimento investigatório a ser realizado pela Polícia Federal.
Leia também: Veja o que as candidatas à Prefeitura de PG farão neste último dia de campanha