O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (12), o plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) pelo país.
A iniciativa alcançará todas as unidades da federação e vai gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi anunciada por Lula em dezembro de 2023, durante sua participação na Conferência Nacional de Juventude. Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos.
O objetivo do governo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
Ponta Grossa
A cidade atualmente contra com um Centro de Referência do Instituto Federal. A unidade, instalada na UEPG, abriga cursos básicos e não tem grande abrangência em cursos técnicos e especializados.
Entidades como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) tentam trazer um campus para a cidade, mas o Governo Federal escolheu os municípios de Maringá, Cianorte, Toledo, Araucária e Cambé para a construção dos novos IFs.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Mais de 60 casos de dengue são registrados em uma semana em Ponta Grossa