Em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Lula (PT) e o ministro Renan Filho (Transportes) vão assinar nesta terça-feira (30) os contratos dos lotes 1 e 2 de concessões das rodovias paranaenses. A modelagem da nova política de concessões rodoviárias é considerada pioneira e será gerida pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, respectivamente, pelos próximos 30 anos.
O Lote 1, tem 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. Os investimentos são de R$ 7,9 bilhões para execução das obras e R$ 5,2 bilhões com despesas operacionais. O leilão resultou em um desconto de cerca de 50% no valor do pedágio, comparado ao que era cobrado antes na região.
A Via Araucária estima gerar mais 800 empregos diretos até o início da operação do pedágio, que começa no dia 26 de fevereiro.
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O Lote 2, com trechos da região Norte e de Curitiba até o Litoral, compreende 604,7 de rodovias federais (BRs 153 e 277) e estaduais (PRs 092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855), e terá 350 quilômetros de duplicação. Os investimentos serão de R$ 10,8 bilhões e R$ 6,5 bilhões. Neste trecho, as tarifas terão um desconto de 40% no valor do pedágio em relação ao cobrado antes nas duas regiões.
Em nota, o Governo Federal afirma que a concessão vai beneficiar cerca de 6 milhões de pessoas de 41 municípios da área de abrangência.
O Paraná está sem cobrança de pedágio desde novembro de 2021, quando foi encerrada a concessão anterior, que integrava o chamado Anel de Integração, marcado por escândalo de corrupção.
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Rota dos pedágios no Paraná