O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (01) que indicará o advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O advogado será indicado pelo presidente para assumir a cadeira que foi do ministro Ricardo Lewandowski, aposentado em abril deste ano. Zanin foi o advogado responsável pela defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após a indicação ser oficializada no Diário Oficial da União nesta quarta, o advogado passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para aprovação do nome. Após isso, a discussão irá para o Plenário, onde Zanin precisa de metade do apoio dos parlamentares.
O advogado Cristiano Zanin Martins, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.
Leia também: Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre deste ano e fica em 4° lugar em ranking mundial