SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 19°C ☁️
Publicidade
Brasil

Lula sanciona lei que cria homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil

Lula sanciona lei que cria homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil; ato no Planalto teve críticas ao ex-presidente Bolsonaro.

Lula sanciona lei que cria homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil
Reprodução
Publicidade

A criação do dia de homenagem às vítimas da Covid-19 foi oficializada nesta segunda-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. A nova lei estabelece o dia 12 de março como data nacional em memória das vítimas da pandemia no Brasil.

A escolha da data faz referência ao registro da primeira morte por Covid-19 no país, confirmada em São Paulo no ano de 2020. O projeto é de autoria do líder do PT na Câmara dos Deputados, Pedro Uczai, de Santa Catarina.

Durante o ato de sanção da lei, Lula fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à condução do governo federal durante a pandemia. Segundo o presidente, o período deveria ter contado com maior participação de especialistas da área da saúde na tomada de decisões relacionadas ao enfrentamento da doença.

Em seu discurso, Lula afirmou que nunca havia acusado Bolsonaro diretamente, mas disse considerar que o ex-presidente demonstrava desconhecimento sobre o tema em diversas manifestações públicas feitas ao longo da crise sanitária.

O presidente também comentou sobre os ministros da Saúde que passaram pela gestão anterior durante a pandemia. Lula citou Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello ao falar sobre a condução das políticas de enfrentamento à Covid-19 no país.

Outro ponto mencionado pelo presidente foi uma entrevista concedida por Bolsonaro, em dezembro de 2020, ao canal do deputado Eduardo Bolsonaro no YouTube. Lula relembrou declarações relacionadas à vacinação contra a Covid-19 e voltou a defender a importância da imunização durante o período da pandemia.

A cerimônia também foi marcada pela emoção da primeira-dama Janja da Silva. Durante o evento, ela relembrou a morte da mãe, Vani Terezinha Ferreira, vítima da Covid-19 em 2020.

A nova legislação institui oficialmente a homenagem às vítimas da Covid-19 no calendário nacional e busca preservar a memória das pessoas que perderam a vida durante a pandemia no Brasil.

Leia também: TRE abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026

Tags
Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →