A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) oficializou seu retorno à base do governador Ratinho Junior (PSD), a menos de dois anos das eleições de 2026. O movimento, já especulado nos bastidores políticos, fortalece sua posição no cenário estadual.
Nos bastidores de Brasília, cresce a discussão sobre uma possível fusão entre PSDB e PSD, o que consolidaria, inevitavelmente, a união política entre Mabel Canto e Ratinho Junior já nas próximas eleições. Caso essa fusão se concretize, ambos estarão no mesmo palanque em 2026, redesenhando ainda mais o tabuleiro eleitoral do Paraná.
Em relação a rumores sobre uma possível aliança com os irmãos Oliveira, Mabel fez questão de esclarecer que segue como adversária política de Marcelo Rangel e Sandro Alex. A rivalidade entre Mabel e Sandro Alex não é recente. Foi o ex-deputado federal quem articulou a ação que anulou a votação de Jocelito Canto na eleição de 2022, impedindo que assumisse o mandato de deputado federal, mesmo após eleito com quase 75 mil votos.
Mabel saiu fortalecida nas eleições municipais de 2024, ao impedir Marcelo Rangel de avançar para o segundo turno na disputa pela prefeitura de Ponta Grossa. Para Sandro Alex e Marcelo, a presença de Mabel na base governista poderia representar uma oportunidade de enfraquecer a prefeita Elizabeth Schmidt (União). No entanto, sem benefícios políticos diretos.
Com a aproximação de Mabel ao governo, cresce a especulação sobre o futuro de Jocelito Canto: há quem acredite que ele possa disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026, repetindo a dobradinha com Mabel, que, por sua vez, seria uma das favoritas para reassumir seu mandato na Assembleia Legislativa.
Entretanto, com a reaproximação ganha força a possibilidade de Jocelito deixar a política para reassumir seu programa na Rede Massa, emissora do grupo de comunicação da família do governador. Nesse cenário, a candidatura ao Legislativo Federal ficaria com Mabel, enquanto sua irmã, Joce Canto, atual vereadora, concorreria a uma vaga na Alep.
A longo prazo, o nome de Jocelito Canto volta a ser cogitado para disputar a prefeitura de Ponta Grossa em 2028, o que já desperta atenção no meio político local.
Leia também:
Kassab está ‘cozinhando’ Ratinho para a presidência da República?, por Gleidson Carlos