Mãe e filho são as vítimas fatais de um gravíssimo acidente registrado por volta das 22h30 desta quinta-feira (6), no km 505 da BR-376, trecho que corta o município de Ponta Grossa. No total, 19 veículos foram envolvidos na colisão que tirou a vida de Vanessa Kubaski Maciel, 37 anos, e Pedro Henrique Maciel Jorge, de apenas 7 anos. Eles eram os passageiros de um veículo Onix que foi atingido por um caminhão bitrem.

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve um primeiro acidente na rodovia, envolvendo uma Scania (com carreta porta conteiner) e um Chevrolet Cruze. O que acabou resultando na formação imediata de fila, em razão do fluxo intenso devido ao feriado da Semana Santa.
Na sequência, o bitrem tracionado por uma Scania, com placas de Cascavel, que transitava pela faixa da direita, não foi capaz de frear e assim realizou manobra de mudança de faixa, tendo então colidido lateralmente com dois caminhões, o que provocou o derramamento de carga sobre a pista (soja) e posteriormente colidiu com uma série de automóveis, que acabaram sendo projetados para o canteiro central, até que colidiu transversalmente com o chevrolet Onix de Ponta Grossa, tendo então parado sobre a faixa da esquerda.
Ao todo, 28 pessoas foram diretamente envolvidas no acidente, entre condutores e passageiros. Infelizmente, Vanessa e Pedro vieram a óbito. Uma pessoa ficou ferida em estado grave e outras cinco sofreram ferimentos leves.
Explicações
Ainda de acordo com as informações da PRF, o motorista do bitrem foi encaminhado para a Polícia Civil de Ponta Grossa, para prestar esclarecimentos por alterações no sistema de frenagem e falta de manutenção de itens obrigatórios, que podem ter contribuído para o acidente.
O local é um trecho em reta e declive acentuado. No momento do acidente o clima estava instável e a ocorrência de chuva não é descartada. A pista no sentido Curitiba ficou totalmente interditada das 21h00 às 00h20 quando as equipes em atendimento conseguiram liberar uma faixa. O fluxo seguiu por uma faixa até aproximadamente às 4h30, devido aos trabalhos de limpeza e remoção dos veículos.
Sepultamento
Até o fechamento desta reportagem ainda não haviam sido confirmadas as informações sobre velório e sepultamento de Vanessa Kubaski Maciel e Pedro Henrique Maciel Jorge.
Vanessa era diretora da Escola Municipal Aristeu Costa Pinto.