Ponta Grossa

Maio Amarelo mobiliza mais de 20 ações de conscientização no trânsito em PG

WhatsApp Image 2025-05-30 at 094639 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-05-30 at 094639
Foto: BnT News.
Campanha envolveu órgãos de segurança, escolas e a comunidade em atividades para reduzir acidentes e salvar vidas

https://youtu.be/TeUkX3YCyu4
O mês de maio foi de intensa mobilização em Ponta Grossa com as ações do Maio Amarelo, campanha internacional que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Na cidade, foram realizadas mais de 20 ações educativas e preventivas, envolvendo órgãos de segurança pública, instituições de ensino e a comunidade.

A coordenadora de Educação para o Trânsito da cidade, Silvia Borges Diniz, explica que o Maio Amarelo é um movimento de reflexão e mudança de comportamento. “É um mês de serviço redobrado. A ideia é conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre”, destaca.

As atividades incluíram blitz educativas, palestras, encontros, rodas de conversa, seminários e um grande simulado de acidente, que ocorreu na lateral do Terminal Central, próximo ao Parque Ambiental. A ação reproduziu um cenário real de acidente e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito, Detran, Ciretran e outros parceiros.

O simulado teve como objetivo mostrar à população o trabalho das equipes de emergência e, principalmente, gerar impacto e reflexão sobre as consequências dos acidentes de trânsito. “Quando realizamos um simulado como esse, queremos que as pessoas entendam que aquele cenário não é algo distante. Infelizmente, é algo que faz parte da nossa rotina e que pode ser evitado com escolhas corretas e responsabilidade no trânsito”, explica Silvia.

Além das ações práticas, o trabalho educativo se estendeu às escolas, com atividades voltadas às crianças. Para a coordenadora, é nesse público que estão os maiores resultados. “Estamos conseguindo mudar comportamentos por meio das crianças. Elas são agentes multiplicadores e ajudam a formar um trânsito mais seguro no futuro”, ressalta.

Apesar dos esforços, Silvia lembra que os índices de acidentes ainda são preocupantes e que a conscientização precisa ser constante, não apenas no mês de maio. “O Maio Amarelo é um marco, mas nosso trabalho de educação para o trânsito é diário. A mudança de cultura exige persistência e colaboração de toda a sociedade”, conclui.

Leia mais: Filho bêbado ameaça mãe idosa após visita de pastor; autor preso

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA