Ponta Grossa

Mais de 12 mil famílias têm conta de luz gratuita em PG; veja quem tem direito

Luz Energia Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-24 at 183000
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, são 149.662 residências consumidoras no município, segundo a COPEL. As contas de luz ficam mais caras a partir de hoje (24).

A cidade de Ponta Grossa conta atualmente com 12.320 unidades consumidoras residenciais beneficiadas com conta de luz gratuita. A informação foi apurada juntamente com a Companhia Paranaense de Energia (COPEL). Ao todo, são 149.662 residências consumidoras no município.

O benefício é concedido aos clientes por meio do Programa Energia Solidária, do Governo do Estado do Paraná. Esse programa atende famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício federal voltado às famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com consumo médio de até 80 kWh por mês.

Leia mais: Equipe de Ponta Grossa conquista resultado histórico na Copa Regional Sul de Taekwondo

No fim de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma Medida Provisória que alterou regras no setor de energia. Entre algumas medidas adotadas, está a ampliação destes benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica. As alterações entram em vigor a partir do dia 5 de julho. 

Segundo informou a Copel, o programa Energia Solidária atendeu, em média, mais de um milhão de pessoas em todo o Paraná no ano passado.

Requisitos

Para ter acesso à conta de luz gratuita, é necessário que a família esteja:

  • Inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional (R$ 759,00 em 2025); 
  • Ou tenha em sua composição familiar um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC); 
  • Em alguns casos, também se enquadram famílias com renda de até três salários mínimos, desde que haja um integrante com doença que exija uso contínuo de aparelhos elétricos. 

É preciso ainda que o cadastro esteja atualizado há menos de dois anos. O benefício só pode ser concedido para uma unidade consumidora por família.

Já para ter acesso ao programa Energia Solidária, os clientes devem solicitar à Copel, por meio dos Canais Oficiais.  

As contas de luz vão sofrer um reajuste e vão ficar mais caras a partir desta terça-feira (24) em todo o Paraná. Clique aqui e saiba mais.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.