A cidade de Ponta Grossa conta atualmente com 12.320 unidades consumidoras residenciais beneficiadas com conta de luz gratuita. A informação foi apurada juntamente com a Companhia Paranaense de Energia (COPEL). Ao todo, são 149.662 residências consumidoras no município.
O benefício é concedido aos clientes por meio do Programa Energia Solidária, do Governo do Estado do Paraná. Esse programa atende famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício federal voltado às famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com consumo médio de até 80 kWh por mês.
Leia mais: Equipe de Ponta Grossa conquista resultado histórico na Copa Regional Sul de Taekwondo
No fim de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma Medida Provisória que alterou regras no setor de energia. Entre algumas medidas adotadas, está a ampliação destes benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica. As alterações entram em vigor a partir do dia 5 de julho.
Segundo informou a Copel, o programa Energia Solidária atendeu, em média, mais de um milhão de pessoas em todo o Paraná no ano passado.
Requisitos
Para ter acesso à conta de luz gratuita, é necessário que a família esteja:
- Inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional (R$ 759,00 em 2025);
- Ou tenha em sua composição familiar um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Em alguns casos, também se enquadram famílias com renda de até três salários mínimos, desde que haja um integrante com doença que exija uso contínuo de aparelhos elétricos.
É preciso ainda que o cadastro esteja atualizado há menos de dois anos. O benefício só pode ser concedido para uma unidade consumidora por família.
Já para ter acesso ao programa Energia Solidária, os clientes devem solicitar à Copel, por meio dos Canais Oficiais.
As contas de luz vão sofrer um reajuste e vão ficar mais caras a partir desta terça-feira (24) em todo o Paraná. Clique aqui e saiba mais.
Comentar