Brasil

MEC prorroga prazo de matrículas para Sisu 2025 até a próxima segunda (03)

_estudantes_provas_selecao_do_programa_de_avaliacao_seriada_pas_0412111047_0 Boca no Trombone _estudantes_provas_selecao_do_programa_de_avaliacao_seriada_pas_0412111047_0
Wilson Dias/Agência Brasil
A data anterior para encerramento das inscrições estava estipulada para 31 de janeiro.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para matrículas e registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, agora até o dia 3 de fevereiro. A data anterior para encerramento das inscrições estava estipulada para 31 de janeiro.

Na última segunda-feira (27), com um atraso de um dia, o MEC publicou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior os resultados da primeira chamada regular do Sisu 2025. Inicialmente, o cronograma do processo seletivo previa a divulgação desses resultados para o domingo (26).

Até o momento, o Ministério não divulgou as novas datas referentes às próximas etapas do processo seletivo. Isso inclui o período em que candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera, bem como a nova data para convocação dos selecionados por essa lista.

A lista de espera estará disponível para as instituições participantes ao longo do ano, permitindo que sejam preenchidas vagas não ocupadas após a chamada regular. Uma retificação do edital pode ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, prevista para esta terça-feira (28).

Nesta primeira edição de 2025, o programa gerido pelo MEC disponibilizou um total de 261.779 vagas distribuídas em 6.851 cursos de graduação, oferecidas por 124 instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Leia mais: Cachorro morre após situação de maus-tratos e tutor é preso em PG

Desde sua criação em 2010, o Sisu reúne as oportunidades oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional, destacando-se a participação predominante das universidades e institutos federais.

O principal objetivo deste programa federal é democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no Brasil. A seleção dos candidatos é realizada com base nas médias das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando sempre o limite de vagas disponíveis por curso e modalidade de concorrência.

Estudantes que buscam mais informações sobre o sistema podem entrar em contato diretamente com suas instituições. Para outras dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone de atendimento 0800 61 61 61.

*Com informações da Agência Brasil

siga a gente Boca no Trombone

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG