Aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), em Castro, a entrega oficial de um caminhão para o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, através do deputado estadual Moacyr Fadel. O presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, também participou, bem como contou com a presença do prefeito Reinaldo Cardoso. A primeira entrega de alimentos ocorreu no Acolhimento São Vicente de Paulo.
O veículo é equipado com baú refrigerado, permitindo o transporte de alimentos processados e congelados em condições controladas de temperatura. Além do acolhimento que recebeu os primeiros alimentos, outras entidades da região dos Campos Gerais também já começaram a receber.
A reportagem do Portal Boca no Trombone acompanhou a entrega. Moacyr Fadel disse que “estamos fazendo a entrega de um caminhão ao Ceasa, atendendo o pedido do nosso presidente Eder, para que pudesse ser entregue nas entidades da nossa região e das nossas cidades, os alimentos que eram descartados no Ceasa. Através de um projeto fantástico executado pelo presidente do Ceasa, com o aval e todo o apoio do nosso governador, estamos podendo agora através desse caminhão fazer as entregas para entidades de Castro, Carambeí, Tibagi, Piraí do Sul. Vamos ver se conseguimos entregar em todas as cidades da nossa região e estendendo também para as outras do Norte Pioneiro”.
Fadel destaca que é o início de um projeto que está sendo exemplo para o Paraná. “Eu tive o prazer e o orgulho de poder colaborar com o transporte desse projeto, com aval do nosso governador e do nosso presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, que é o Banco de Alimentos”.
Sobre a quantidade de entregas, o deputado comentou que serão determinadas de acordo com a possibilidade de capacidade de armazenagem de cada entidade e que pretende entregar para todos os municípios.
Para o presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, é uma alegria estar em Castro fazendo a entrega de alimentos do projeto Banco de Alimentos – Comida Boa. “Esse projeto foi criado visando reduzir o desperdício de alimentos que ocorriam nas Ceasas do Paraná. Para que o pessoal tenha uma ideia, ano passado nós deixamos de desperdiçar mais de 7 milhões e meio de quilos de alimentos. É uma enormidade. Porém, a gente conseguia atender somente as regiões perto das Ceasas. O deputado Moacyr foi conhecer o projeto e colocou a disposição o mandato dele, e nos deu por meio de emendas esse caminhão que é refrigerado e que tem toda a preparação, onde consegue atingir municípios um pouco mais distantes como em Castro”.
Sobre as primeiras entregas, Eder detalha que “vamos poder ajudar ainda mais gente do que o projeto já ajuda. São ajudados mais de 140 mil paranaenses por mês com alimentos que antes eram desperdiçados, alimentos de alta qualidade. Então, para nós é um prazer muito grande”. Dos alimentos entregue em Castro, foram um mix grande de alimentos como frutas, legumes, batata inglesa, goiaba, manga e cenoura. “São alimentos que ajudam o dia a dia e melhorar a qualidade nutricional das pessoas em algum tipo de vulnerabilidade, alimentos já pré-processados, cortados, descascados, rápidos para fazer um suco ou oferecer mesmo em natura aos moradores”, explica Eder.
Já a assistente social e coordenadora do Acolhimento São Vicente de Paulo, Cleonice Almeida, agradeu a parceria da destinação dos alimentos vindo do Ceasa. “Sabemos que vai ser de suma importância para a qualidade nutricional dessas pessoas que residem aqui. Atualmente, atendemos 60 pessoas idosas do município de Castro e consequentemente a parte alimentar, ela vai atender 12.000 refeições por mês”.
Leia também: Ipiranga é premiada com Selo Diamante Nacional pela 2ª vez consecutiva