As chuvas intensas do fim de semana colocaram em evidência um problema que muitos moradores enfrentam: o risco de queda de árvores próximas às residências. Em um dos casos mais recentes, dois galhos de um pinheiro despencaram sobre uma casa, destruindo parte da cozinha. O morador afirma que já havia solicitado à Prefeitura de Ponta Grossa, por diversas vezes, o corte do pinheiro, mas nunca teria recebido a resposta.
A casa fica na rua Francisco Guilhermino, no Santa Lúcia. “Eu gostaria de uma ajuda para a retirada deste pinheiro; está muito perigoso para minha família, pois há riscos de cair em nossas casas; minha mãe mora nos fundos e a casa foi a mais atingidda”, conta o morador.
O Portal BnT entrou em contato com a prefeitura, a qual informou que a responsabilidade pela poda ou remoção de árvores depende de onde elas estão localizadas. Se a árvore estiver em área particular, a responsabilidade fica a cargo do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pelo licenciamento ambiental. Por outro lado, se estiver em área pública o contato deve ser feito com aSecretaria Municipal de Meio Ambiente. O corte sem autorização pode gerar multas e outras penalidades.
Importância do protocolo
Em qualquer das situações, é fundamental registrar e guardar o número de protocolo da solicitação. Esse número é a prova de que o pedido foi feito e pode ser essencial em caso de acidentes ou cobranças futuras.