#VCcomaBNT

Moradora denuncia dificuldade de agendamento de consultas em UBS no Periquitos

Ela conta que fez o pedido da receita com 20 dias de antecedência, foi informada hoje (12) que a mesma não foi feita devido às férias do médico responsável

Uma moradora do bairro Periquitos em Ponta Grossa entrou em contato com o portal Boca no Trombone para relatar a difícil situação enfrentada pela comunidade em relação à saúde pública.

Segundo o relato, a dificuldade em retirar receitas para medicamentos controlados e a demora no agendamento de consultas na Unidade de Saúde Louis A Charles Buron têm deixado os moradores em uma situação preocupante e desamparada.

A moradora contou que o processo para conseguir receitas para remédios controlados é burocrático e muitas vezes ineficiente. Ela contou que, após fazer o pedido da receita com 20 dias de antecedência, foi informada hoje (12), ao tentar retirá-la, que a mesma não foi feita devido às férias do médico responsável.

Por isso, ela ficou com apenas 5 comprimidos do medicamento necessário para o controle de sua saúde, o que a coloca em uma posição delicada, pois não é possível comprar esses remédios sem a prescrição médica.

A moradora também relatou a dificuldade em conseguir agendar consultas na Unidade de Saúde Louis A Charles Buron. Ela mencionou que, devido à alta demanda e à escassez de vagas, os moradores são obrigados a enfrentar longas filas de espera por uma consulta e até mesmo perder dias de trabalho para garantir uma consulta.

Ela ressaltou que o próximo dia de abertura da agenda, dia 24, coincide com seu plantão de trabalho, o que faz com que ela precise chegar atrasada em seu trabalho para conseguir agendar consultas para si e para seu filho. Ela conta ainda que chegou a ligar na ouvidoria da prefeitura para pedir uma solução, mas a resposta dada a ela foi de que a situação seria encaminhada à gerência e em até 15 dias haveria um retorno.

A moradora, em nome de diversos outros residentes e pacientes da UBS, pede ajuda e soluções por parte da prefeitura. Ela ressaltou que a comunidade está se sentindo abandonada. “Nossa saúde está abandonada, nós que precisamos do SUS estamos abandonados”.

Nossa equipe entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde do município na última sexta-feira (12) para pedir um posicionamento sobre o caso, mas até o momento não obtivemos resposta.

Leia também: Trânsito caótico na rotatória do antigo matadouro de PG gera revolta entre moradores desde 2021


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR