Moradores do distrito do Guaragi, em Ponta Grossa, realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (07), contra os planos de construção de um kartódromo na região. Segundo os manifestantes, há questões mais urgentes a serem tratadas, como segurança, saúde e geração de empregos.
A proposta, que visa conceder um imóvel público para a Associação de Pilotos de Kart de Ponta Grossa (APKPG), foi aprovada pela Câmara Municipal na sessão desta quarta-feira (06). Os moradores argumentam que a construção do kartódromo não atende às necessidades prioritárias da comunidade e que o local escolhido pode causar transtornos aos moradores e tirar o sossego do condomínio.
De acordo com eles, há questões mais urgentes para serem tratadas no distrito, como a segurança, saúde e geração de empregos. “Porque não pensa em fazer uma indústria por exemplo para fazer o distrito crescer, gerar empregos para as pessoas crescerem junto com o município?”, disse uma das moradoras em um vídeo gravado pelos manifestantes.
Em um cartaz produzido pelos manifestantes a frase estampada diz “Vereador Milla, o senhor não manda no Guaragi, Pista de Kart Aqui Não!!”. “Ele [vereador Milla] não foi humilde o suficiente de vir aqui e pedir a opinião de alguém sobre a construção do kartódromo. A gente vai ter que se unir porque tem muita coisa para fazer. A gente não é contra o kartódromo, a gente é contra o local onde querem construir, acho que vai tirar o sossego do condomínio”, disse um dos manifestantes.
Além disso, foi mencionado um abaixo-assinado solicitando a impugnação da construção no local.
O que diz o vereador
Em conversa com o portal BNT, o vereador Daniel Milla (PSD), destaca a importância do projeto no fomento à diversas áreas da região. “A área foi destinada pela Prefeitura, aprovada pelos secretários e pela Câmara. Esta pista vai dar uma valorização a localidade e fornecer a região diversos benefícios, como empregos, parcerias, o fomento ao turismo e ao comércio local”, pontua.
O vereador destacou que foi um dos que mais ajudou a tar a linha de transporte público no Guaragi e classificou a manifestação como ‘política’. “Esta manifestação tem também um cunho político, pois uma destas pessoas que está ali é pré-candidata a eleição de outubro. Acredito que algumas pessoas foram usadas de forma política, de forma errada”.
Por fim, Milla ressalta que a obra não irá gerar custos a Prefeitura, sendo financiada pela Associação de Pilotos de Kart de Ponta Grossa (APKPG). “Eu entendo que haja a preocupação de querer indústrias e outros tipos de investimentos, mas, por enquanto, o único investimento da Prefeitura nesta obra foi a doação do terreno. O resto será feito pela APKPG. Eles que desenvolverão a pista, sem verba do Executivo para esta construção”.
Texto de Lucas Portela e Carlos Solek
Leia também: Agressores que mataram jovem em avenida de PG são presos