Edit Template
Brasil Educação

Movimento nacional pede revogação do decreto que instituiu a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

educação especial freepik Boca no Trombone educação especial freepik
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik
Publicidade

O governo federal publicou no dia 21 de outubro um decreto que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva. Segundo o Executivo, o documento busca fortalecer a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades ou superdotação para todos os níveis, em turmas regulares e escolas comuns.

Confira o Decreto Nº 12.686, de 20 de outubro de 2025.

Famílias, profissionais e entidades ligadas à educação especial lançaram um abaixo-assinado pedindo a revogação do Decreto 12.686/2025. Segundo a petição, a medida ameaça o funcionamento das APAEs e instituições coirmãs, que atendem milhares de alunos com deficiência intelectual em todo o país.

O texto afirma que o decreto fere a Constituição, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão ao limitar o direito à educação apenas à idade escolar, “excluindo quem continua aprendendo na vida adulta”.

O movimento defende o direito de coexistência entre escolas regulares e especializadas, modelo adotado também em países como EUA, Canadá e Finlândia.

Serviço

Você pode conferir os detalhes sobre a petição neste link.

Publicidade

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Dia do Rio Tibagi reforça importância e beleza do Rio Tibagi. 📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos.