O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25/2) a demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O novo titular da pasta será Alexandre Padilha, que atualmente ocupa o cargo de ministro das Relações Institucionais.
A decisão foi informada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Lula, Nísia e Padilha. Essa mudança ocorre em um contexto onde Nísia já enfrentava pressões internas há cerca de duas semanas, sendo que o presidente havia sinalizado a possibilidade de sua substituição a assessores na semana anterior.
O momento da demissão se deu poucas horas após Nísia participar de uma cerimônia no Planalto para anunciar parcerias na produção de vacinas. Antes desse evento, houve uma conversa entre Lula e Nísia, com a participação de outros ministros, incluindo Rui Costa, da Casa Civil.
Nísia Trindade, funcionária concursada da Fundação Oswaldo Cruz, esteve à frente do Ministério da Saúde desde o início do governo Lula em janeiro de 2023, sendo sua nomeação uma indicação direta de Padilha.
Após ser notificado sobre sua nova função, Padilha retornou ao seu gabinete no Planalto e imediatamente se reuniu com seus principais colaboradores para discutir os próximos passos. Este retorno ao Ministério da Saúde marca um reencontro com a pasta após mais de uma década; ele ocupou o cargo anteriormente entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014 durante a administração da ex-presidente Dilma Rousseff.
As expectativas agora se voltam para quem assumirá o cargo deixado por Padilha nas Relações Institucionais. O deputado José Guimarães (PT-CE), atual líder do governo na Câmara, é um dos nomes mais cotados para essa posição.
Leia também: Governo anuncia vacina 100% nacional contra a dengue no SUS em 2026