Destaque Ponta Grossa

Nova Lei de Compras e Contratos é implementada em Ponta Grossa

Nova Lei de Compras e Contratos é implementada em Ponta Grossa, aumentando a transparência e rigor nos processos municipais.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos e Procuradoria Geral do Município, realizou nesta quinta-feira (29), a reunião de posse da Equipe de Planejamento e Contratação da Administração Direta e Indireta do município.

A equipe é formada por integrantes de várias secretarias, fundações e departamentos da prefeitura e atuará com base na Lei 14133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos). A formação da equipe e suas diretrizes teve início com o trabalho de estudos, coordenação e orientação, que envolveu a Procuradoria e Controladoria Geral do Município.

Leia também: Câmara Jovem de PG debate e aprova três projetos de lei durante sessão ordinária

Para a prefeita Elizabeth Schmidt esse novo sistema implementado, além de atender a nova lei, vai aumentar ainda mais o rigor e a transparência dos processos de compras e contratações da prefeitura. “É mais um passo importantíssimo que estamos tomando no sentido de dar mais assertividade às compras e contratações que o município faz. Isso reflete em serviços ainda melhores para a nossa população”, disse.

O vice-prefeito, Capitão Saulo, destacou a grande responsabilidade que a equipe terá na condução dos caminhos do município no que diz respeito ao cuidado com a coisa pública. “Esse é um cuidado que já vem sendo tomado pela atual administração e que agora ficará mais evidenciado com o trabalho dessa equipe”, afirmou.

De acordo com a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, a equipe vai atuar no planejamento e elaboração dos processos licitatórios e também na execução dos contratos de obras, compra de produtos e serviços. “O trabalho da equipe será importante em todo o processo, desde a preparação do estudo técnico preliminar, a revisão e padronização dos itens da contratação, levantamento de mercado, resultados pretendidos, impactos ambientais, determinar as obrigações específicas da empresa a ser contratada e a viabilidade da contratação. Tudo isso para garantir a execução de acordo com a demanda de cada órgão”, explicou.

Segundo a diretora do Departamento de Compras do Município (DECOM), Eliane Freitas, a partir da próxima segunda-feira as reuniões de trabalho terão início para começar a definir a metodologia de trabalho que será usada. “O objetivo da nova lei é que o processo de compra e contratação por pare do município passe pelo maior número de pessoas possível, para que resulte atinja o objetivo da contratação”, ressaltou.

O Procurador do Município, Ozires Kapp, destacou o empenho da administração na busca de se adequar a nova lei, investindo em treinamento e capacitação. “Já conseguimos dar grandes passos, e agora o momento de colocar em prática chegou. E é exatamente esse o papel do estado: arrecadação e aplicação dos recursos. E tanto a arrecadação como a execução orçamentária são os dois pilares que dão sustentabilidade a uma administração”, disse.

O Controlador Geral do Município, Juliano Jaronski, ressaltou a importância da atuação da comissão que elaborou esse trabalho de regulamentação. No entanto, ele acredita que “existem muitas dúvidas que surgirão no dia a dia e que serão esclarecidas conforme o andamento do trabalho. Até que ocorra uma adequação para essa nova realidade vai ser assim em todos os municípios, estados e até mesmo no governo federal”, afirmou.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão