SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Ponta Grossa

Nova lei obriga os serviços públicos de saúde a emitir recibo de protocolo em PG

A iniciativa reforçar o compromisso com a transparência no atendimento à população e garantir aos usuários um meio formal de acompanhamento de seus pedidos

Nova lei obriga os serviços públicos de saúde a emitir recibo de protocolo em PG
Reinaldo Marcondes/BNT
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa sancionou a Lei nº 15.370 , que determina a obrigatoriedade da emissão de recibo de protocolo para documentos entregues pelos usuários nos serviços públicos transparência, segurança e controle nos processos administrativos

O que muda com a nova legislação?

A partir da publicação da lei, qualquer documento entregue aos serviços públicos de saúde deverá ser acompanhado de um recibo de protocolo ,

Entre os documentos que exigem a emissão do recibo, destacam-se:

  • Solicitações de exames;
  • Pedidos de encaminhamento de médicos;
  • Requisições de consultas especializadas;
  • Pedidos de medicamentos;
  • Documentos relacionados a tratamentos de saúde;
  • Demais requisitos ligados aos serviços de saúde municipais.

O que há no recibo de protocolo?

Para garantir que os usuários tenham meios de rastrear seus pedidos, o recibo conterá:

  • Número do protocolo ;
  • Data e hora da entrega;
  • Identificação do estabelecimento de saúde ;
  • Nome e carga do servidor que recebeu o documento;
  • Nome do paciente ou representante que realizou a entrega ;
  • Breve descrição do documento entregue ;
  • Número do processo ou referência no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para consulta online.

Acompanhamento digital pelo SEI

A nova lei também estabelece a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ,link de consulta e o número do processo ,

Locais que devem cumprir a exigência

todos os estabelecimentos públicos de saúde do município , em

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
  • Hospitais públicos e municipais;
  • Centros de Especialidades e demais serviços de saúde municipais.

Penalidades por descumprimento

Caso a lei não seja cumprida, os servidores responsáveis ​​poderão sofrer avaliações administrativas , que irão

Entrada em vigor

A Lei nº 15.370 entraimediatamente após sua publicação ,

A iniciativa reforçar o compromisso com a transparência no atendimento à população e garantir aos usuários um meio formal de acompanhamento de seus pedidos.

Leia também Nova chamada para Residência em Medicina de Família em Ponta Grossa

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →