No final de novembro de 2021, as cancelas de 14 praças de pedágio no Paraná foram inativadas. Agora, mais de dois anos depois, algumas dessas praças estão se preparando para retomar suas operações de cobrança no Estado.
Os contratos para os Lotes 1 e 2 dos novos pedágios no Paraná, que abrangem um total de 1.078 quilômetros de estradas, serão oficialmente assinados em 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, respectivamente. A previsão é que as operações se iniciem aproximadamente um mês após as assinaturas, e essas concessões terão uma duração de 30 anos.
Leia também: Rodovias do Paraná estão entre as melhores do Brasil, aponta estudo da CNT
Lote 1: Retomada Prevista para Fevereiro
A empresa ofereceu um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, o que representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).
A cobrança de pedágio nas rodovias vinculadas ao Lote 1 deverá ser retomada até o final de fevereiro. O Grupo Pátria arrematou o primeiro lote em leilão, oferecendo um desconto significativo na tarifa por quilômetro rodado, prometendo investir R$ 7,9 bilhões em melhorias e manutenção nas rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Com tarifas substancialmente reduzidas, a população pode esperar economias consideráveis nos pedágios, como exemplificado pelo desconto de 38,18% no pedágio de Porto Amazonas na BR-277, passando de de R$ 15,30 para aproximadamente R$ 9,46.
Todas as praças terão descontos de mais de 21,74% nas tarifas. O pedágio em Imbituva, na BR-373, vai cair de R$ 13,40 para aproximadamente R$ 8,67, um desconto de 35,33%. Na praça da Lapa, na BR-476, o valor cobrado vai cair 35,29%, de R$ 15,30 para R$ 9,90. Na BR-277 em Irati, a redução vai ser de 34,11%, caindo de R$ 13,40 para R$ 8,83, e em São Luiz do Purunã a queda será de 21,74%, saindo de R$ 9,60 para cerca de R$ 7,51.
Confira os novos valores
São Luiz do Purunã (BR-277): R$ 7,51 (redução de 21,74% em relação à antiga concessão)
Lapa (BR-476): R$ 9,90 (redução de 35,29% em relação à antiga concessão)
Porto Amazonas (BR-277): R$ 9,46 (redução de 38,18% em relação à antiga concessão)
Imbituva (BR-373): R$ 8,67 (redução de 35,33% em relação à antiga concessão)
Irati (BR-277): R$ 8,83 (redução de 34,11% em relação à antiga concessão)
Um mês após o primeiro leilão, o segundo também foi realizado na Bolsa de Valores. Em 29 de setembro, o lote 2 foi arrematado pelo Grupo EPR. Com isso, a redução na tarifa por quilômetro rodado chega a 56% na comparação ao que seria cobrado caso o antigo Anel de Integração estivesse em vigor.
Lote 2: Cobrança Prevista para Março
No Lote 2, a cobrança nas rodovias está prevista para começar no início de março. O Grupo EPR arrematou este lote em setembro, prometendo investir R$ 10,8 bilhões em obras que incluem duplicações, faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, viadutos e passarelas.
Com descontos expressivos, como a redução de 68% no pedágio de Jacarezinho na BR-369, a população da região pode esperar tarifas mais acessíveis.
O pedágio em São José dos Pinhais, na descida da serra na BR-277 e principal trajeto para o Porto de Paranaguá, vai cair de R$ 30,90 para R$ 19,54, um desconto de quase 37%. Na praça de Carambeí, na PR-151, o valor cobrado vai cair 35%, de R$ 15,20 para R$ 9,82. Na PR-151 em Jaguariaíva, a redução vai ser de 43%, caindo de R$ 11,60 para R$ 6,55. As outras praças (Jacarezinho 2, Quatiguá e Sengés) são novas.
Confira os novos valores
São José dos Pinhais (BR-277): R$ 19,54 (redução de 37% em relação à antiga concessão corrigida)
Sengés (PR-151): R$ 6,29 (nova praça)
Jacarezinho (BR-369): R$ 10,39 (redução de 68% em relação à antiga concessão corrigida)
Jacarezinho (BR-153): R$ 10,39 (nova praça)
Carambeí (BR-277): R$ 9,82 (redução de 35% em relação à antiga concessão corrigida)
Jaguariaíva (PR-151): R$ 6,55 (redução de 43% em relação à antiga concessão corrigida)
Quatiguá (PR-092): R$ 11,22 (nova praça)
Situação dos Pedágios na Região de Maringá e Próximos Leilões
Os lotes 4 e 5, que abrangem as rodovias da região noroeste, incluindo a área de Maringá, estão programados para licitação no segundo semestre de 2024. Os próximos leilões serão para os lotes 3 e 6, conforme estabelecido pelo governo federal.
Este programa de concessões rodoviárias no Paraná representa um marco significativo na infraestrutura do estado, impactando milhões de paranaenses e promovendo melhorias nas estradas, ao mesmo tempo em que proporciona tarifas mais acessíveis para os usuários. A cobrança de pedágio nessas novas concessões visa impulsionar o desenvolvimento e a segurança nas rodovias do Paraná.
Com informações de AEN