Coluna

O mundo secreto das mães, por Jean Pierre Lima

Shiiiiiiuuuuuuu! (passos de gato) pronto! (suspiro profundo).
Pra quem não sabe existe um mundo todo secreto das mães, e não estuo falando de super-heroína, se bem que poderia ser, seria mole pra ela dar conta de salvar Gotan City, afinal ela da conta de cuidar de um bem que vale mais que o mundo todo, a vida do filho.


E mais o trabalho, e mais a academia, e mais o relacionamento que de vez precisa ser salvo também, e mais a amiga que precisa de conselhos de todas as formas, tem ainda a chefia que fica no pé dela e ela como uma dançarina de flamenco consegue transpor as expectativas ou a meta e ainda harmonizar o serviço vê só.


Chegando em casa se depara com a família que, como todo parente, tem uma demanda a ser solucionada e adivinha quem vai fazer, fácil seria se tivesse um poder metafísico.
Bom, ela tem! O poder supremo de mãe que faz brotar aquela comidinha do nada pra tu comer e que como mágica num beijinho já cura o dodói do joelho, e quando adolescente o seu colo cura as dores da alma e quando adulto em alguns casos lá do além ela perpassa seus sonhos com seus ensinamentos ou aquele grito estridente que nos faz situar na vida e lembrar com tanto amor daquele último conselho que cai como uma luva na vida.


Imagina você no lugar de mãe, ah sim! Ela também previu o futuro “Quando você for mãe…” dar conta do passado, presente e futuro desse bem valioso, desse tesouro, desse pacotinho, desse lixinho ou sabei-me como ela chama.


Viu só! Garanto que já cansou e quando as luzes se apagam ou quando ela fecha a porta, mas claro somente depois de conferir se o bebê está respirando com um espelho, ela sai como que um gatinho sem fazer barulho.


Aproveitar um tempinho em alguns casos viver uma vida de momentos curtíssimos de mulher ou para seu amor, ou de estudante pra por aquela avaliação do AVA atrasada, quiçá comer aquele chocolate escondidinho que dói no peito não dividir com o filho, ou mesmo assistir algo que ela sabe que vai dormir na frente ou ainda mesmo chorar! Como ela própria nos manda engolindo o choro.


Porque mãe chora sim! Acreditem o que não acontece é ela fraquejar isso jamais e como uma leoa vai lutar, vai aguentar, vai levantar um carro se preciso for, como muitas vai até a biqueira onde nem mesmo a policia chega, mas MÃE vai com certeza e põe todo mundo no seu devido lugar, ou ela vai na escola “bem loka” brigar com os agressores que fizeram bullying “to nem ai se é dimenó”. Ouve-se aos quatro ventos com ela fazendo o velho coque de batalha.


E por tudo isso ela quer apenas um pagamento, aquele sorriso gostoso do filho em momentos que vão desde quando come sua comida boa ou arrisca seu primeiro passo até aquele “sorrisão” na formatura que enche o peito dela de orgulho e a vontade que lhe dá em falar pra todos ali “é meu filho! minha cria” isso se não fala mesmo.


Quiçá esse mundo secreto das mães depois que o filho dorme é o momento de planejamento a hora que os anjos param e ficam abanando ela pra que as forças sejam recarregadas ou são momentos que elas tiram armadura de mãe num descansinho pra cabeça que é crucial para que ao levantar para a batalha da vida a mãe saia com a razão que sempre tem e com a vitória cotidiana como um suvenir.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa