Coluna

O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, a corrupção e a necessidade!

Neste primeiro de maio, devemos reforçar sobre a prevenção dos os acidentes de trabalho, muitas vezes, são gerados por práticas inseguras

Lembrança histórica – Primeiro de maio. Dia Internacional do Trabalho, nos traz à lembrança da histórica greve de Chicago (EUA), no ano de 1886, quando 30 mil operários paralisaram suas atividades nas fábricas, concentrando-se na histórica Haymarket Square, para reivindicar uma jornada de oito horas de trabalho, numa época em que não havia férias, seguridade social e menos ainda aposentadoria. Num tempo em que o trabalho semi-escravo se prolongava de sol a sol, em jornada de 12 horas diárias, seis dias por semana. A reação da polícia foi brutal, atirando contra a multidão. Quatro operários foram mortos e, em homenagem a eles, o dia 1º de maio foi proclamado “Dia Internacional do Trabalho”, pelo Congresso Socialista realizado em Paris em 1889.

A sociedade, que luta pela liberdade, igualdade e fraternidade, não deve e não esquecerá esses quatro mártires anônimos a quem hoje respeitosamente relembramos e homenageamos.

Trabalho – Trabalho é o nome que se dá a transformação de algo em um produto, obra, exercício ou ocupação de uma atividade realizada pelos trabalhadores.

O Trabalho é um dogma fundamental para o ser humano como um dever iniludível, e para o crescimento de uma sociedade e um país, que trabalhar significa agir de acordo com a dinâmica universal. Tudo se movimenta e serve, desde as estrelas até os átomos. Por isso, não lamente as atividades do trabalho a fazer; realize-o da melhor maneira possível, dando tudo de si. Por ele você atrai os benefícios da vida; traz a saúde e o bem-estar. O trabalho é a fonte de toda riqueza e cultura de uma população.

A experiência traz a sabedoria e a sabedoria, quando bem interpretada, pode trazer também o amor. Mas tudo começa com o trabalho, com a experiência viva que vem de seu esforço. Nenhum homem vive ou trabalha completamente só.

Neste primeiro de maio, devemos reforçar sobre a prevenção dos os acidentes de trabalho, muitas vezes, são gerados por práticas inseguras. Eles ocorrem nos momentos em que agimos sem pensar. A partir do momento que agimos de forma segura e correta antes mesmo de iniciarmos nosso trabalho, não teremos mais acidentes. Temos que criar o hábito de praticar segurança em todos os momentos do nosso trabalho.

A prevenção de acidentes deve ser o objetivo de qualquer nível hierárquico, organização e procedimento de trabalho. Minimizar ou eliminar os riscos de qualquer atividade não é um privilégio, mas uma meta a ser atingida e perpetuada por todos nós em nosso dia a dia de trabalho.

A eliminação dos acidentes é um dever moral que depende do nosso desempenho diário, pois assim estaremos evitando o sofrimento ocasionado pelo acidente de trabalho.

O TRABALHO BEM EXECUTADO COM SEGURANÇA NOS TRAZ A ALEGRIA DO DEVER CUMPRIDO!!!

PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES QUE MOVIMENTAM A NAÇÃO BRASILEIRA!!!!

Também é autor deste texto


José Aparecido Leal
Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.

Leia também: 
Abril Verde: prevenção, segurança e saúde no trabalho, por Rafael Mansani e José Leal

Tags

Rafael Gustavo Mansani

Rafael Gustavo Mansani

Engenheiro Civil e de Segurança do trabalho, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção. Diretor Executivo do IPLAN-PMPG

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone