A gerente da Sanepar, Simone Alvarenga de Campos, anunciou que uma nova obra para impulsionar o abastecimento de água em Ponta Grossa será concluída já em 2025. O investimento busca ampliar a capacidade de fornecimento, após as várias reclamações de moradores referentes à falta de água em suas casas.
De acordo com Simone, gerente da Sanepar, o projeto será concluída até o início de abril. “A Sanepar está terminando nos próximos 60 dias, até início de abril, uma obra que vai incrementar em 15% a nossa produção. Serão mais 150 litros por segundo numa obra que envolve uma nova captação no Rio Pitangui, uma nova adutora e mais um incremento na produção aqui da nossa estação de tratamento atual.”
Leia mais: Entenda como o SAMU escolhe o hospital de destino em emergências
Além disso, foram instalados um reservatório hidropneumático, macromedidores e um quinto conjunto de bombas para a captação. Mais um módulo de filtração na Estação de Tratamento de Água também foi finalizado e está em fase de testes.
A gerente da Sanepar também adiantou que novos projetos para aprimorar o abastecimento de água em Ponta Grossa estão programados para os próximos dois anos.
“Para 2026 e 2027, nós vamos executar uma obra chamada sistema de abastecimento do Rio Tibagi, que vai incrementar em 300 litros por segundo numa primeira etapa e 600 litros por segundo numa segunda etapa, para que a gente possa realmente fazer o acompanhamento da demanda da cidade, o crescimento de Ponta Grossa.”
Por quê falta água em Ponta Grossa?
Devido ao grande número de reclamações de falta de água nos bairros de Ponta Grossa, a Sanepar emitiu uma resposta em busca de esclarecer as dúvidas dos moradores do município. A companhia informou que as altas temperaturas no município são o principal motivo, já que o consumo de água se tornou maior.
Em Ponta Grossa, o domingo (16) foi o dia mais quente do ano, com temperatura de 31,4 ºC. A Sanepar distribuiu quase 90 milhões de litros de água, um aumento significativo em relação ao mesmo dia de 2024, quando o consumo foi de 82 milhões de litros.
Simone Alvarenga de Campos, destaca a importância do consumo consciente. “Estamos trabalhando em várias obras para acompanhar a demanda, mas é fundamental que a população colabore, adotando hábitos de economia de água”, alerta.
Para economizar água, a Sanepar indica evitar lavar calçadas e veículos com água tratada, reduzir o número de lavagens de roupa e utilizar a capacidade total da máquina; reaproveitar a água de lavagem de roupas para limpeza de pisos e calçados; tomar banhos curtos, pois cinco minutos de chuveiro podem consumir até 100 litros de água; fechar a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos ou fazer a barba; e instalar uma caixa d’água de pelo menos 500 litros.
Canais de Atendimento
Em caso de vazamentos ou problemas no abastecimento, a população pode entrar em contato com a Companhia pelos seguintes canais:
- WhatsApp: (41) 99544-0115
- Telefone: 0800 200 0115 (24h, ligação gratuita)
- Site: https://site.sanepar.com.br/servicos
- Endereços das Centrais de Relacionamento: https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones
- Aplicativo Sanepar Mobile
*Com informações da Sanepar